Frente fria provoca chuvas isoladas no Sul e frio aumenta no feriado
A partir desta quarta-feira uma nova frente fria muda o tempo na Região Sul e provoca chuvas isoladas em parte dos três estados. No feriado, uma massa de ar polar se intensifica.
Uma nova mudança está prevista para a Região Sul. No entanto, desta vez será menos intensa em relação ao evento do último final de semana.
Uma frente fria avança a partir desta quarta-feira (02) aumentando a nebulosidade em boa parte da Região Sul já pela manhã no leste e norte do Rio Grande do Sul e no oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná. Nas demais áreas o tempo fica firme, com sol entre poucas nuvens. Maior densidade de nuvens somente na região central e oeste do território gaúcho.
A partir da tarde, a nebulosidade fica mais densa no norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina, no sul e sudoeste do Paraná, com chuva de fraca intensidade ocorrendo por volta da metade do período. A partir do fim da tarde, o tempo volta a ficar mais firme.
Na quinta-feira (03), feriado de Corpus Christi, a frente fria já se encontra afastada no oceano e uma massa de ar polar passa a atuar em todo o Sul, proporcionando a intensificação do frio e um dia com sol entre poucas nuvens em boa parte da Região. O tempo fica mais fechado apenas no leste catarinense e no Paraná. No fim da tarde uma região de cavado na Argentina e no Paraguai, leva potencial para chuvas isoladas no noroeste gaúcho.
Na sexta-feira (04), a massa de ar polar se desloca para oceano e contribui para o transporte de umidade para a faixa leste que vai do norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, onde o tempo fica nublado e frio pela manhã, com abertura a partir da tarde, mas mesmo assim, o sol aparece entre muitas nuvens.
Também como consequência deste afastamento do ar polar, a circulação dos ventos passa a ser de norte no interior da Região Sul, contribuindo para o aumento das temperaturas ao longo do dia e para uma tarde agradável em boa parte da Região, Sensação de calor, somente para o norte gaúcho, oeste de Santa Catarina, oeste, noroeste e norte do Paraná.
Devido à atuação de uma região de cavado, que se forma sobre o Uruguai, favorece o aumento da nebulosidade no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul a partir do fim da manhã, assim, há previsão de chuva fraca e isolada até meados da tarde.