Frente fria provoca temporais no Sul e Sudeste do país

Nos próximos dias o avanço de uma frente fria traz o potencial para a ocorrência de temporais nas regiões Sul e Sudeste, deixando em alerta, áreas dos estados SP, MG e do RJ.

Frente fria traz risco para temporais na Região Sul e Sudeste. As piores condições são previstas para a quarta-feira (21).

Uma frente fria que provocou chuva e descargas elétricas no Rio Grande do Sul, nesta manhã se encontra na altura de Santa Catarina, deixando o tempo instável no oeste do estado, no sul do Paraná e norte do Rio Grande do Sul.

Nesta segunda-feira (19) o sistema avança lentamente em direção ao sul de São Paulo, atingindo o estado somente na parte da noite. Devido a esse deslocamento os ventos no estado gaúcho passam a soprar de sul e a trazer uma sensação mais amena. Em Santa Catarina e no Paraná, o sistema provoca aumento da temperatura e chuva forte nas áreas mais ao leste, deixando em alerta para temporais.

No Sudeste o predomínio é tempo firme e muito calor, com temperaturas que podem superar os 30°C em São Paulo e em Belo Horizonte. No Rio de Janeiro e em Vitória as máximas ultrapassam os 32°C. A partir da tarde a nebulosidade aumenta e mais para a noite e madrugada há previsão de pancadas de chuva isoladas no leste paulista e centro-sul de Minas Gerais.

Acumulado de chuva desta segunda-feira (19) até a noite de quarta-feira (21) segundo o modelo ECMWF.

Na terça-feira (20), o sistema frontal não consegue avançar e se mantém sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná, provocando chuva de moderada a forte intensidade já nas primeiras horas da manhã. No restante do dia as instabilidades se concentram mais no leste e, no fim da tarde e noite, a chuva ocorre de forma mais isolada e fraca.

Nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul, as temperaturas se elevam bastante ao longo do dia e a sensação é de bastante calor. A partir da tarde a nebulosidade começa a aumentar e mais para o fim do período há previsão de chuva forte e isolada. Mas é na noite e madrugada que há risco para temporais, principalmente no leste paulista e no sul mineiro.

Na quarta-feira (21) a frente fria se afasta para o oceano, mas consegue atingir a Região Sudeste. No decorrer do dia, principalmente entre a manhã e a tarde, chove forte em todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. O leste paulista e o sul do Rio de Janeiro são as regiões com maior potencial para temporais e, consequentemente, para alagamentos.