Frente fria trará alívio para estiagem e onda de calor em parte do Brasil central. Confira estados que serão afetados

A frente fria que avança pelo país pode trazer um breve alívio para a estiagem e onda de calor em parte do Brasil central. Ainda assim, alguns municípios continuarão registrando temperaturas de 40°C ou mais.

Uma vasta região do Brasil Central não registra chuvas a quatro meses ou mais - principalmente no Mato Grosso, Goiás e norte de Minas Gerais. Estiagens são comuns durante os meses que inverno, que já são normalmente mais secos na região Centro-Oeste, mas a ausência total de precipitação por tanto tempo é algo raro.

Algumas regiões já passam de 120 dias sem registrar um pingo de chuva. Confira a quantos dias alguns municípios dessa região estão sem chuva, de acordo com o Sistema de Informação sobre Secas na América do Sul (SISSA):

Além da falta de chuvas, praticamente todo o país tem registrado temperaturas acima do normal neste ano. No Centro-Oeste, diversos municípios estão registrando temperaturas máximas ao redor dos 40°C. Confira as máximas registradas na última Quarta-feira (21) de acordo com as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET):

Graças à essa situação, o INMET tem publicado avisos frequentes, tanto devido à onda de calor (temperaturas 5°C acima da média por período maior do que 5 dias) quanto devido à baixíssima umidade relativa (abaixo de 12%, com grande risco de incêndios florestais e agravamento de quadros de saúde).

Frente só traz alívio real para estiagem no Mato Grosso do Sul

Uma frente fria está avançando pelo país neste momento, e devido à sua potência, espera-se que ela rompa, em parte, o bloqueio atmosférico que está mantendo o tempo seco e quente no Brasil Central, avançando pelo Centro-Oeste e Sudeste. Isso pode melhorar a situação climática de alguns municípios.

Previsão de acumulados de chuva até segunda-feira.
Previsão de acumulados de chuva até segunda-feira mostra que a chuva deve atingir apenas o Mato Grosso do Sul, infelizmente sem avançar pela região mais afetada pela estiagem.

Dos estados do Centro-Oeste, previsões indicam que a chuva chega apenas ao Mato Grosso do Sul, onde muitos municípios registrarão acumulados moderados de chuva que ajudarão a aliviar a estiagem no Estado. Infelizmente, os demais estados do Centro-Oeste permanecem sem registro de chuvas.

Em Minas Gerais, infelizmente, a chuva não deve chegar até as regiões mais críticas, que incluem o Alto Paranaíba e Noroeste mineiro, se restringindo apenas o sul e extremo leste do Estado.

Massa de ar frio fará as temperaturas caírem em mais locais

No entanto, outro efeito do sistema pode ter uma abrangência maior do que as chuvas. Após a passagem da frente, uma massa de ar frio será capaz de fazer as temperaturas caírem no Mato Grosso do Sul, e avançará também para o sul do Mato Grosso e sul de Goiás.

Cuiabá, por exemplo, pode ter máxima de 27°C no Domingo (25), o que representa uma queda brusca de 14 graus em relação ao que tem sido registrado nos últimos dias, um alívio expressivo para a onda de calor na região.

Previsão de temperaturas máximas na segunda-feira.
Previsão de temperaturas máximas na segunda-feira mostra uma queda no Mato Grosso do Sul e parte de Minas Gerais, mas o centro-norte continuará registrando valores de 40°C.

Parte de Minas Gerais também pode registrar uma queda de alguns graus nas temperaturas ao longo dos próximos dias, inclusive no Alto Paranaíba. Ainda assim, a queda não será tão expressiva quanto a de Cuiabá. Uberlândia, por exemplo, registrará uma máxima de 27°C no Domingo (25), o que representa uma queda de cerca de 4°C.

Infelizmente, as áreas que estão sendo mais afetadas pela estiagem e pela onda de calor, incluindo o Distrito Federal e o norte do Mato Grosso e de Goiás, continuarão registrando temperaturas máximas de 40°C durante a tarde e tempo extremamente seco, como pode ser observado nos mapas acima e abaixo.

Previsão de umidade relativa mínima na segunda-feira.
Previsão de umidade relativa mínima na segunda-feira mostra que o centro-norte do país continuará registrando valores extremamente baixos de 14%, sem ocorrência de chuvas.

Por isso, para evitar problemas de saúde maiores, são sugeridas as seguintes recomendações:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite atividades físicas ao ar livre (elas podem se tornar nocivas nestas condições).
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia (especialmente início da tarde).
  • Use hidratante para pele.
  • Umidifique os ambientes de casa (deixando potes com água e toalhas úmidas expostos ao ar, por exemplo).
  • Evite bebidas diuréticas (como café e álcool).
EM RESUMO, a frente fria será capaz de levar chuvas para o Mato Grosso do Sul, e também fará as temperaturas caírem no sul do Mato Grosso, de Goiás e no Alto Paranaíba de Minas Gerais. Ainda assim, infelizmente, as regiões mais afetadas pela estiagem, tempo seco e onda de calor permanecerão com a situação inalterada, incluindo o noroeste de Minas, Distrito Federal e o norte de Goiás e Mato Grosso.

Para conferir atualizações da previsão e verificar os valores exatos de umidade relativa e temperatura que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.