Frente fria traz de volta a chuva e a sensação de frio para parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste
Uma frente fria atingirá o Centro-Oeste e o Sudeste durante os próximos dias, trazendo chuvas e uma queda nas temperaturas que vão aliviar a estiagem e a onda de calor em alguns municípios.
Uma situação de tempo extremamente seco e quente está perdurando por todo o Sudeste e o Centro-Oeste já a algum tempo. Com temperaturas máximas acima dos 40ºC e umidade relativa abaixo dos 12%, a situação não só traz riscos à saúde, como também impulsiona as queimadas já extremamente numerosas.
Algumas regiões já passam de cinco meses (150 dias) sem registrar nenhuma chuva significativa (acima de 1 mm). Confira a quantos dias alguns municípios estão sem chuva, de acordo com o Sistema de Informação sobre Secas na América do Sul (SISSA):
- Goiânia (GO): 139
- Brasília (DF): 141
- Belo Horizonte (MG): 145
- Cuiabá (MT): 146
- Cassilândia (MS): 147
- Unaí (MG): 152
- Pires do Rio (GO): 154
Além dessa estiagem cobrir uma área gigantesca de 5 milhões de quilômetros quadrados (mais da metade de todo o território brasileiro), ela é também a mais intensa desde 1950. Como se já não bastasse, nos últimos dias, o Mato Grosso do Sul tem sido o terceiro local mais quente de todo o planeta - perdendo apenas para o sul da Califórnia (44°C), e para o deserto da Arábia (49°C).
Essa situação pode agravar severamente quadros de saúde, especialmente relacionados a doenças pulmonares e respiratórias. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido, evitar atividades físicas ao ar livre, evitar exposição ao sol, usar hidratante para pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas (café e álcool).
Frente fria trará chuva e alívio ao calor nos próximos dias
Uma frente fria começou a avançar pelo Brasil na noite desta última quarta-feira (11), quando começa a causar chuvas nos municípios do Rio Grande do Sul. Ao longo dessa quinta-feira (12) e da sexta-feira (13), o sistema avançará pelo restante do estado gaúcho e começará a causar chuvas também em Santa Catarina e Paraná.
Entre a noite de sábado (14) e o domingo (15), a frente se desloca e começa a causar chuvas também no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. O sistema trará um aumento da nebulosidade em praticamente toda a região Centro-Oeste e Sudeste durante o fim de semana, o que por si só já ajuda a atenuar a incidência de radiação solar.
O sistema continua se deslocando durante a segunda-feira (16) e se dissipa gradualmente na terça-feira (17), após se deslocar para o Oceano Atlântico. Ao todo, os municípios litorâneos de São Paulo, assim como alguns pontos isolados do Mato Grosso do Sul, podem registrar volumes altos de 100 a 200 mm de chuva - algo que já não acontecia a vários meses.
A região metropolitana de São Paulo também registrará pancadas de chuva, especialmente na segunda-feira. No Rio de Janeiro, chuvas moderadas também podem se formar especialmente no sul fluminense e na região metropolitana da capital, com volumes de até 50 mm de chuva.
Essa frente fria deve trazer um grande alívio para a seca em diversos municípios do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio De Janeiro e sul de Minas Gerais. Infelizmente, no entanto, ela ainda não será capaz de mudar a situação nas áreas brasileiras mais afetadas pela seca severa, mais especificamente ao norte de Minas Gerais, em Mato Grosso e Goiás.
Temperaturas caem com entrada de uma massa de ar frio
Após a passagem do sistema frontal, uma massa de ar frio deve avançar e trazer uma queda amena para as temperaturas, que poderá ser sentida em boa parte do Mato Grosso do Sul, em São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais.
As máximas na segunda-feira (16) no Mato Grosso e em São Paulo ficam em torno dos 35ºC, o que sinaliza uma queda de cerca de 5ºC. No Litoral Sul e na zona metropolitana de São Paulo, as máximas permanecem por volta dos 20ºC, uma queda significativa de mais de 10ºC em relação ao que tem sido registrado nos últimos dias.
Na terça-feira (17), as mínimas permanecem entre 12ºC e 17ºC no Mato Grosso do Sul, em São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais. Os termômetros podem chegar a valores inferiores a 10ºC no Vale do Paraíba.
Vale notar, no entanto, que o tempo seco e mais quente que o normal vai persistir em toda a porção central do Brasil. Para conferir atualizações da previsão e verificar os valores exatos de temperatura e chuva que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.