Frente fria traz novos alertas de tempestades e chuvas intensas para a Região Sul

Semana começa com alertas de tempestades no Sul do Brasil devido formação de sistema frontal que pode provocar vento, raios, granizo e alto volume de precipitação.

A semana está apenas começando e já existem alertas de tempestades e chuvas intensas no Sul do Brasil, tudo isso devido a chegada de mais um sistema frontal bastante configurado a partir de duas áreas de baixa pressão atmosférica.

Um dos sistemas está formado no oceano Atlântico e bem distante da região Sul, porém, o corredor de umidade formado irá ao encontro de instabilidades no interior do continente. O segundo sistema de baixa pressão está formado sobre o norte da Argentina.

frente
Sistema frontal formado a partir de duas áreas de baixa pressão atmosférica vai provocar chuvas intensas e tempestades no Sul do Brasil nos próximo dias.

O mapa acima mostra a configuração desse sistema frontal, ao qual irá avançar pela região Sul do país até meados da semana, levando chuvas intensas com volumes que podem chegar à casa dos 40, 60 ou até 80 milímetros, além de provocar vendaval, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

Frente fria chega ao Sul do Brasil

As pancadas de chuva associadas a esse novo sistema devem começar ainda nesta segunda-feira (29) a noite para fechar o mês de setembro, mas é fato que os alertas de tempestades e chuvas intensas se estendem mais pelos primeiros dias de outubro.

Até meados desta semana a frente fria já deverá ter avançado bem pela região Sul do Brasil provocando chuvas nos três estados. Há potencial de volumes mais expressivos e mais espalhados pelo Rio Grande do Sul, porém, partes de Santa Catarina e do Paraná também pode ser impactadas por volumes entre 25 e 80 milímetros.

Os maiores acumulados de chuva estão previstos para o sul gaúcho já nessa próxima madrugada, e ao longo da terça-feira (1) com o avanço das instabilidades, o potencial para transtornos e estragos se espalha até chegar ao norte gaúcho.

Apesar do risco de chuva forte especialmente com raios e rajadas de vento de até 50km/h, o volume de precipitação esperado sobre a Região Metropolitana de Porto Alegre é menor comparado as demais áreas do Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina são esperados volumes significativos desde o litoral, passando pela capital Florianópolis até o extremo oeste catarinense e isso deve acontecer especialmente na quarta-feira (2) conforme a frente fria avançar.

Depois disso, será a vez do Paraná receber as pancadas de chuva, porém, de maneira irregular e mal distribuída. Até o final da quarta-feira a chuva deve ficar concentrada sobre a metade sul do estado, principalmente sobre o sudoeste paranaense onde são esperados volumes em torno de 30 milímetros.