Frente fria vai chegar ao Nordeste neste fim de semana: o que esperar das chuvas e das temperaturas?

O tempo pode mudar em partes do Nordeste neste fim de semana com a chegada de uma frente fria. Saiba o que esperar para cada parte da região nos próximos dias.

O tempo seco e quente tem sido grande destaque pela persistência e intensidade sobre a maior parte do Nordeste. Diversas cidades estão sem chuva há mais de 5 meses como é o caso de Barreiras, no oeste da Bahia, onde não chove há 157 dias seguidas segundo dados do (SISSA).

Aliás, nos últimas 30 dias não caiu uma gota de chuva se quer na maior parte da região, o que leva em consideração cidades do interior, do sertão e agreste nordestinos.

Há 1 mês não há registro de nenhuma gota de chuva sobre a maior parte do Nordeste, o que tem castigado o interior dos estados com seca severa, calor acima do normal e aumento de queimadas.

Segundo dados do INMET, nesse período só houve registro de precipitação na faixa leste da região, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte e em pontos entre o norte do Maranhão e do Piauí.

Fim de semana com previsão de chuva

Após dias secos, ensolarados e com temperaturas elevadas, a previsão é de mudanças no tempo, pancada de chuva e até mesmo alívio do calor no Nordeste. Mas como era de se imaginar, as instabilidades não se espalharão, então a chuva será pontual.

chuva
Frente fria costeira deve provocar chuva no leste do Nordeste neste fim de semana, mas volume previsto é baixo e são esperadas chuvas rápidas.

O mapa acima mostra a previsão de chuvas para o fim de semana sobre as áreas em azul do mapa, o que fica nítido ainda estar concentrado sobre o leste nordestino. Isso porque a frente fria formada em alto mar vai continuar muito afastada.

A chuva pode se espalhar desde o sul da Bahia até o litoral de Pernambuco, mas de modo geral, são esperados baixos acumulados e chuvas passageiras, sem grande potencial para transtornos. Uma chuva que virá para gerar um pequeno alívio ao calorão apenas.

Na maior parte do Nordeste não vai chover porque a frente fria mal vai conseguir avançar, estará muito afastada no oceano, e apenas os ventos úmidos que serão empurrados do mar contra a costa devem gerar algumas rápidas e pontuais pancadas de chuva.

Na maior parte do Nordeste não haverá mudanças no tempo, e onde essas pancadas de chuva estão previstas, vale ressaltar que ainda serão irregulares, mal distribuídas e insuficientes para reverter o déficit hídrico.

Qualidade do ar e temperaturas

Como mencionado acima, a chuva ficará bastante concentrada sobre a faixa leste do Nordeste neste fim de semana devido ao corredor de umidade empurrando ventos vindo da frente fria no oceano, isso pode trazer outra consequência também, a queda na temperatura.

temperatura
Pancadas de chuva provocadas pela frente fria podem derrubar temperaturas no sul da Bahia, mas calorão ainda será persistente na maior parte do Nordeste.

O mapa acima, no entanto, mostra que não tem previsão de frio, apenas uma queda com relação aos últimos dias e de forma isolada. No sul da Bahia são esperadas máximas em torno de 25°C no sábado (05), mas nada que chame muito a atenção.

Aliás, na maior parte da região que continuará com tempo seco e ensolarado, o calorão persistirá nos próximos dias. Neste fim de semana são esperadas temperaturas máximas em torno dos 40°C nas áreas esbranquiçadas do mapa.

Como o tempo e a temperatura não vão mudar na maior parte da região, o fim de semana também será marcado por baixos índices de umidade relativa do ar. Nas áreas que combinam ar quente e seco, são esperados índices em torno de 17%, o que já é um sinal de atenção quanto a saúde humana e animal.