Frente fria volta a provocar chuva no Sul do Brasil

A partir de domingo (15) volta a chover no Sul do Brasil com a chegada de uma frente fria. Mas como esse sistema irá se comportar nos próximos dias?

Frente fria se mantém sobre o Sul do Brasil e não consegue avançar para as demais regiões.

Neste domingo (15) uma frente fria começa a se formar entre o Uruguai e o estado do Rio Grande do Sul, trazendo chuva fraca a moderada nas regiões de divisa com o país vizinho a partir da tarde. Mais para o fim do período, as instabilidades se espalham por toda a metade sul do estado, provocando chuva ao longo da noite.

A segunda-feira (15) amanhece nublada e chuvosa em todo o território gaúcho, com chuva moderada a forte e trovoadas na região metropolitana de Porto Alegre, Serra e litoral norte. A partir da tarde a chuva diminui de intensidade e passa a ocorre de forma mais isolada na metade norte do estado.

Em Santa Catarina, pela manhã, a condição é semelhante no sul do estado, no entanto a chuva ocorre com fraca intensidade. A partir da tarde, a nebulosidade aumenta em todas as regiões, com previsão de chuva fraca no meio leste, e mais isolada para o restante do estado. No Paraná, em decorrência dos ventos que transportam umidade do oceano, o tempo fica nublado a partir da tarde somente no leste do estado, com previsão de chuva fraca mais para o fim do dia.

Na terça-feira (15), os ventos de norte ficam mais intensos e deslocam a região frontal para sul, passando a formar um setor quente sobre o Rio Grande do Sul, o que favorece o aumento das temperaturas e a manutenção das chuvas sobre o estado. Há previsão de chuva moderada a forte intensidade ao longo do dia na metade sul, com diminuição da intensidade no fim do dia. Nos demais estados da Região Sul a sensação é de calor na parte da tarde, sem previsão de chuva, apenas maior concentração de nuvens no leste.

Na quarta-feira (18), o setor quente se desloca mais para o sul e, a nebulosidade e a chuva ficam mais concentradas sobre o Uruguai e regiões de fronteira. As temperaturas se elevam em toda a Região Sul e o dia passa a ser mais agradável. Somente a partir de sexta-feira (20) que outra frente fria impulsiona as chuvas para todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no entanto, o sistema não consegue avançar mais para norte.