Frio aumenta em parte do Sudeste do Brasil com chuvas no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro no início da semana
Frente fria avança de forma costeira pelo Sudeste e uma massa de ar polar consegue influenciar no leste da Região nos próximos dias. Mais frio e chuva para o leste de São Paulo e Rio de Janeiro.
Um processo de formação de uma frente fria se iniciou neste fim de semana sobre a Região Sul do Brasil, resultando em chuvas de até forte intensidade no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, sendo mais intensas no leste gaúcho e catarinense.
Com o sistema frontal formado e avançando de forma costeira a partir da noite deste domingo (14), o tempo volta a mudar no leste do Sudeste ao longo da próxima semana, com mudança mais significativa no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no extremo sul de Minas Gerais. Além da frente fria, uma massa de ar polar também será a protagonista da mudança, contribuindo para o aumento do frio e da possibilidade de chuva.
Onde e como chove no Sudeste nos próximos dias
Nesta segunda-feira (15), o dia começa nublado no sul e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, com ocorrência de chuva fraca e chuvisco nas regiões litorâneas. O tempo fechado segue ao longo de todo o dia, com aumento da possibilidade chuva, que acontece ainda com fraca intensidade ou na forma de chuvisco. Chuvas mais abrangentes atingem somente o sul paulista.
Nas demais regiões do estado de São Paulo, no estado de Minas Gerais e no Espírito Santo, o tempo firme predomina com nebulosidade variável que não chega a impedir o surgimento do sol.
A terça-feira (16), é mais um dia nublado para o leste e sul de São Paulo, mas com menor densidade. A partir da região da capital paulista em direção ao Vale do Paraíba e Litoral Norte, a nebulosidade varia bastante ao longo do dia e o sol consegue aparecer. Somente por volta o período da tarde, que há a possibilidade de chuva fraca e pontual e chuvisco na região metropolitana de São Paulo. Já no sul paulista e no interior, até a região de Sorocaba, há previsão de chuvas mais abrangentes, mas ainda de fraca intensidade.
No Rio de Janeiro, o tempo fica mais firme e o sol aparece com mais facilidade. Tempo mais fechado somente na região Serrana, onde há previsão de chuva fraca ou chuvisco.
Já em toda a faixa sul, extremos sul e norte de Minas Gerais, e no Espírito Santo, o dia fica mais nublado, sendo mais fechado sobre o território capixaba, onde há previsão de chuva fraca e pontual ou chuvisco.
No restante da semana, a possibilidade de chuva diminui e o tempo fica mais firme no leste do Sudeste do Brasil. A manhã da quarta-feira (17) é o período com maior nebulosidade no leste e sul paulista, onde ainda há possibilidade de chuvisco. Nas demais regiões e até o fim da semana, o tempo firme predomina, com nebulosidade menos densa e até mesmo, de céu limpo na quinta (19) e na sexta-feira (20).
Frio ganha intensidade no leste e calor continua no interior do Sudeste
Com o avanço e afastamento da frente fria ao sudeste, uma massa de ar polar passa a influenciar o leste e sul do Sudeste do Brasil. Assim, as temperaturas diminuem mais nos próximos dias, intensificando a sensação de frio. No entanto, a grande amplitude térmica no interior continua, com temperaturas máximas em torno dos 30°C.
No início desta semana, devido ao tempo fechado e mais úmido no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, a amplitude térmica fica muito baixa e a sensação de frio aumenta. Assim, as mínimas no leste paulista ficam em torno do 13 a 14°C nas áreas mais do interior e na região metropolitana de São Paulo, já na porção litorânea as temperaturas mais baixas do dia ficam em torno dos 17 e 18°C.
No início desta semana, devido ao tempo fechado e mais úmido no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, a amplitude térmica fica muito baixa e a sensação de frio aumenta. Assim, as mínimas no leste paulista ficam em torno do 13 a 14°C nas áreas mais do interior e na região metropolitana de São Paulo, já na porção litorânea as temperaturas mais baixas do dia ficam em torno dos 17 e 18°C.
Já as máximas na segunda (15) e na terça-feira (16) ficam em torno de 19 a 21°C, sendo mais elevadas no litoral. Portanto, sensação de frio ao longo de todo o dia. Para os cariocas, máximas de 22°C.
No interior do Sudeste, as temperaturas mínimas variam de 13 a 18°C, com exceção do sul de Minas Gerais e localidades de divisa entre os território mineiro e fluminense, onde as temperaturas podem variar de 8 a 11°C. Quanto às temperaturas máximas, podem chegar aos 30°C no norte paulista, no Triângulo Mineiro e no norte de Minas Gerais. Na região de Belo Horizonte, as temperaturas ficam em 25°C e no Espírito Santo em torno dos 27°C. Com a mudança na terça-feira (16), as temperaturas nas capitais mineira e capixaba podem chegar aos 23 e 25°C, respectivamente.
No decorrer da semana, mesmo com o tempo mais firme, a sensação de frio continua ao longo de todo o dia no leste do Sudeste, devido a presença da massa de ar polar, no entanto, a sensação térmica fica mais amena em virtude da presença do sol. No interior da região, as máximas ainda podem chegar aos 31°C na sexta-feira (19).