Frio, calor e alertas de tempo severo ao mesmo tempo na Região Sul
Devido à atuação de uma frente fria que fica estacionária, as condições de tempo na Região Sul são bastante interessantes: frio, calor e alertas de tempo severo, tudo ao mesmo tempo. Confira os destaques da previsão do tempo para os três estados.
No decorrer da última quarta-feira (25) uma frente fria se formou sobre o Rio Grande do Sul favorecendo a ocorrência de chuvas de até forte intensidade nas regiões Sul, Campanha, Oeste e Central.
Ao longo da última madrugada, o sistema avançou até o norte gaúcho, contribuindo também para chuvas no restante do estado, o que também permitiu a atuação de uma massa de ar frio na metade sul.
Quinta-feira: frente fria, massa de ar frio e condição pré-frontal
A previsão para a manhã desta quinta-feira (26) é de manutenção das chuvas na metade norte do Rio Grande do Sul e de tempo nublado e frio no restante do estado. No fim do período, a frente fria consegue provocar as primeiras pancadas no sul e oeste de Santa Catarina. No restante da Região Sul, o tempo segue firme e com temperaturas em elevação.
No período da tarde, a frente fria não consegue avançar e as chuvas aumentam na metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região Central e metropolitana de Porto Alegre, e nas regiões de Santa Catarina de divisa com o território gaúcho. Há potencial de chuvas de moderada a forte intensidade. No restante do Rio Grande do Sul o tempo nublado continua, mas há possibilidade de chuva fraca e isolada.
As temperaturas se mantêm abaixo dos 18°C no Rio Grande do Sul e não passam dos 16°C nas áreas mais ao sul. Em Santa Catarina, as temperaturas ficam amenas, com ligeira sensação de calor nas regiões de vale e mais ao norte do estado, onde as máximas atingem os 26°C. No Paraná, tempo firme em todas as regiões, com sensação de calor no noroeste e no norte, onde as temperaturas atingem os 27°C.
No período da noite, as instabilidades recuam e volta a chover de forma mais isolada, mas com moderada a forte intensidade em todas as regiões do Rio Grande do Sul, com precipitação mais intensa ocorrendo no Oeste, Missões, Campanha, Centro e na região metropolitana de Porto Alegre.
Sexta-feira: frio, calor e alertas de tempo severo
Ao longo da madrugada da sexta-feira (27) um processo de formação de uma baixa pressão se inicia e chuvas de moderada a forte intensidade, com potencial de ocorrerem na forma de temporais atingem todas as regiões do Rio Grande do Sul, com maior intensidade no início da manhã.
No restante do período, o desenvolvimento do sistema continua e as chuvas com risco de temporais se concentram no norte do território gaúcho e passam a atuar também nas regiões de divisa com Santa Catarina e no extremo oeste catarinense.
A partir da tarde a baixa pressão se conecta com uma frente fria, formando um sistema frontal também sobre a Região Sul que consegue avançar. Assim, há previsão de chuva no norte do Rio Grande do Sul, sul e meio-oeste de Santa Catarina, sudoeste e oeste do Paraná, com alerta de temporais nas regiões catarinenses e paranaenses.
No fim do dia e noite, a frente fria se encontra mais enfraquecida, mas mesmo assim provoca chuvas de moderada a forte intensidade no oeste, sudoeste e sul do Paraná. No leste e norte de Santa Catarina, as chuvas ocorrem com menor intensidade e sem potencial para transtornos.
Em relação às temperaturas, sensação de frio ao longo do dia, principalmente a partir do fim da tarde no Rio Grande do Sul, com temperaturas que variam entre 14°C e 18°C. Em Santa Catarina, a sensação é mais agradável e há possibilidade de pouco calor no período da tarde, com máximas de 26°C nas regiões mais baixas. No Paraná, a situação é semelhante, mas o calor é mais evidente no norte e noroeste do estado, onde as temperaturas podem chegar aos 27°C e 28°C.