Frio de inverno vai atingir a Argentina e massa de ar frio chega ao Brasil já neste fim de semana; confira a tendência

No próximo final de semana, uma massa de ar frio vai marcar presença na Região Sul do país, fazendo as temperaturas diminuírem significativamente, especialmente ao longo do domingo.

anomalias de temperatura
Anomalias de temperatura do ar (em ºC) para domingo (8) à tarde (15h), indicando temperaturas abaixo da média (tons roxos) para este período do ano na Região Sul do Brasil.

Após uma breve trégua, o tempo volta a mudar no Sul do Brasil na próxima sexta-feira (6). O avanço de uma nova frente fria vai trazer instabilidades significativas para a região e, juntamente com um intenso fluxo de umidade vindo do Norte do país, as chuvas devem se intensificar, registrando volumes abrangentes nos três estados da região.

Após a passagem dessa frente fria, uma massa de ar frio intensa entra em cena a partir do sábado (7) na Região Sul do país. Isso porque um sistema de alta pressão atmosférica que se estabelecerá no centro da Argentina vai favorecer o ingresso dessa massa de ar frio no Sul do Brasil, diminuindo as temperaturas, especialmente no domingo (8). Contudo, esse ar mais frio vai influenciar especialmente o Rio Grande do Sul.

Sábado com ingresso de ar frio na Região Sul

A partir do meio da manhã do sábado (7), as temperaturas já começam a diminuir no Rio Grande do Sul, e não devem ultrapassar os 29ºC ao longo dia em todo o estado.

As temperaturas máximas (à tarde) devem variar de 24º C a 29ºC entre o oeste e a região central do estado. No norte gaúcho, elas variam entre 20ºC e 23ºC. Na faixa litorânea, elas ficam por volta de 20ºC a 22ºC. No sul do estado, os valores ficam entre 18ºC e 23ºC. Mas valores menores ainda devem ser registrados no nordeste e na Serra gaúcha, podendo chegar a 16ºC. Na capital Porto Alegre, deve ser registrado máxima de 23ºC.

Em Santa Catarina, também devem ser registradas temperaturas baixas durante à tarde do sábado (7), na região da Serra catarinense, onde elas variam entre 18º e 20ºC. São Joaquim deve ter máxima de 18ºC e Lages de 20ºC. No sul do Grande Oeste catarinense, as máximas devem variar entre 18ºC e 22ºC. Florianópolis deve ter máxima de 22ºC.

O próximo final de semana será marcado por baixas temperaturas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, principalmente no domingo.

À noite, o frio se intensifica no território gaúcho. Grande parte do estado deve marcar temperaturas abaixo dos 20ºC. Isso inclui o sul, o leste, áreas centrais e o nordeste, onde as temperaturas variam entre 13ºC e 19ºC, com os menores valores sendo marcados na Serra Gaúcha. No oeste e noroeste, as temperaturas variam entre 20ºC e 25ºC.

Previsão da temperatura do ar (em ºC) para o sábado (7) à noite (21h).

Na Serra Catarinense, a sensação também será de mais frio à noite. As temperaturas podem cair até aos 13Cº, como por exemplo, em São Joaquim. Em Bom Jardim da Serra, deve marcar 14ºC. Em Florianópolis, deve marcar 22ºC.

Domingo com temperaturas mais baixas ainda na Região Sul

O domingo (8) terá um amanhecer gelado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Na maior parte do estado gaúcho, as temperaturas mínimas oscilam entre 13ºC e 18ºC, porém, elas podem ficar entre 10º e 12ºC na Região da Campanha, no sudeste e na Serra gaúcha; por exemplo: Dom Pedrito, Canela e Caxias do Sul devem marcar 12ºC, Bagé e Caçapava do Sul devem marcar 11ºC, e Piratini, Canguçu e Pinheiro Machado 10ºC. Porto Alegre deve ter mínima de 18ºC.

Já em Santa Catarina, o frio mais intenso no início da manhã será sentido na Serra, onde as temperaturas podem chegar aos 10ºC. Em São Joaquim e em Bom Jardim da Serra, as mínimas devem ser de 12ºC, e na capital Florianópolis de 20ºC.

Previsão da temperatura mínima do ar (em ºC) para o domingo (8) às 6h.

Ao decorrer da tarde do domingo (8), apesar das temperaturas entrarem em elevação em grande parte da região, elas tendem a ficar amenas, não passando dos 25ºC no Rio Grande do Sul e dos 23ºC em Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul, as máximas podem chegar até aos 25ºC no noroeste neste domingo (8). Em grande parte do estado elas variam entre 16ºC e 21ºC, porém, na região da Serra elas ficam mais baixas, variando entre 11ºC e 15ºC. São Gonçalo e São José dos Ausentes devem ter máximas de 11ºC, e Cambará do Sul de 12ºC. Em Porto Alegre, a máxima deve ser de 21ºC.

A noite de domingo deve ser mais fria que a noite de sábado. Devem ser registradas temperaturas de até 9ºC nas partes altas das Serras gaúcha e catarinense.

No estado catarinense, na Grande Oeste, as máximas devem oscilar entre 19ºC e 23ºC. Nas partes mais altas da Serra, elas podem chegar até aos 10ºC. São Joaquim e Bom Jardim da Serra devem marcar 11ºC, e Urupema 13ºC. Nas demais regiões, as máximas variam entre 16ºC e 22ºC.

O extremo sudeste do Paraná também deve sentir esse frio, com temperaturas abaixo dos 20ºC ao longo do dia. Em Curitiba, a mínima deve ser de 17ºC e a máxima de 20ºC.

Previsão da temperatura máxima do ar (em ºC) para o domingo (8) às 15h.

Durante a noite, a sensação de frio é maior. As temperaturas variam entre 13ºC e 20ºC em quase todo o Rio Grande do Sul, podendo ficar entre 10ºC e 12ºC na Serra Gaúcha e, pontualmente, chegar até aos 9ºC no nordeste, próximo à divisa com Santa Catarina.

Já no estado Catarinense, as temperaturas devem variar entre 14ºC e 20ºC na maior parte do território, podendo também chegar aos 9ºC nas partes mais altas da região Serrana.