Frio e chuva para o Centro-Sul do Brasil
Nestes primeiros dias da semana uma frente fria mantém o tempo instável no Centro-Sul do país e ventos de sul trazem sensação de frio até Rondônia.
Uma frente fria que chegou ao Sul do Brasil neste domingo (19) provocou chuvas de moderada à forte intensidade no Rio Grande do Sul, oeste do Paraná, sul e oeste de Santa Catarina, e no Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso o sistema contribuiu para a formação de instabilidades e de pancadas de chuva a partir da tarde.
Nesta segunda-feira (20) a frente fria se mantém sobre na altura de Santa Catarina e deixa o tempo nublado e com chuva ao longo do dia em todo o estado, sul e oeste do Paraná. Alerta de chuva forte para o leste de catarinense à noite. No Rio Grande do Sul, o tempo fica mais firme na metade sul, já nas áreas mais a norte e nordeste, ainda bastante nebulosidade e chuva. O frio ganha intensidade devido ao avanço da massa de ar polar, e os ventos de sul transportam esse ar mais frio até o estado de Rondônia, trazendo sensação de frio no fim do dia a partir do norte do Mato Grosso do Sul.
Na terça-feira (21) a massa de ar polar avança mais sobre o Rio Grande do Sul e o predomínio é tempo firme em boa parte do estado, com aumento da nebulosidade a partir do meio da tarde. Nas áreas de divisa com o território catarinense e na faixa litorânea, o tempo fica nublado com chuva ao longo do dia alternando com períodos de melhoria. Em Santa Catarina e em boa parte do Paraná, o sistema frontal se mantém atuante, e assim, o tempo segue nublado e chuvoso. Tempo mais firme somente no norte do Paraná, onde o sol aparece entre muitas nuvens. As temperaturas ficam baixas e os ventos de sul ainda transportam o ar mais frio, mas agora até o sul do estado do Mato Grosso.
No Sudeste o tempo começa a mudar em São Paulo, com aumento da concentração de nuvens altas em todo o estado e de nuvens mais baixas nas áreas mais ao sul, com previsão de chuva fraca já pela manhã. No fim do período a nebulosidade aumenta na região metropolitana de São Paulo e há previsão de chuva fraca a partir do fim da tarde. No restante da Região, previsão de chuva somente para o Espírito Santoe nordeste de Minas Gerais, próximo ao sul da Bahia.
Na quarta-feira (22) a massa de ar polar se desloca mais para o oceano, mas ainda faz bastante frio ao longo do dia nos três estados do Sul, no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, sendo no Rio Grande do Sul com maior intensidade. Nas demais áreas do Centro-Oeste, os ventos passam a atuar de quadrante norte, favorecendo o aumento das temperaturas. Em relação à chuva, a previsão é de tempo instável e com chuva de fraca a moderada ao longo do dia para o leste e norte do estado gaúcho, metade sul do Mato Grosso do Sul e em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná. Em São Paulo, bastante nebulosidade na faixa leste do estado e previsão de chuva fraca.