Frio em parte do Centro-Sul e diminuição das chuvas no extremo norte
Nos próximos dias o tempo firme predomina em boa parte do país, com temperaturas baixas e formação de geada na Região Sul. Previsão de chuva somente para o extremo norte do país.
Desde o final da semana passada uma massa de ar polar avançou pelo Centro-Sul do país, provocando um dos eventos mais frio deste ano até o momento. Além do frio, o tempo firme e ensolarado também vem se destacando em boa parte do país, com chuvas volumosas ocorrendo somente no norte das regiões Norte e Nordeste.
Nos próximos dias essa condição se mantém, com a incursão de uma massa de ar polar. No extremo norte do país as chuvas reduzem bastante de intensidade, principalmente no norte do Nordeste.
Acumulado e distribuição da precipitação
Nesta segunda-feira (17), uma frente fria passa a atuar no oceano, porém não provoca mudanças significativas no leste das regiões Sul e Sudeste. O destaque fica para o avanço de uma massa de ar polar, que atua no Centro-Sul nos próximos dias.
Devido ao deslocamento do sistema para o oceano, a circulação de leste/sudeste ganha força, resultando em um aumento da nebulosidade do leste do Paraná até o Rio de Janeiro, onde há possibilidade de chuva fraca somente na terça-feira (18).
No leste do Nordeste, o tempo fica mais nublado, no entanto, há previsão de chuva fraca nesta segunda-feira (17) somente entre Salvador e o estado de Sergipe. A partir de terça-feira (18), passa a chover desde Sergipe até o Rio Grande do Norte.
Já para o norte da região e para o norte dos estados de Pará e do Amapá, as chuvas ocorrem de forma menos volumosa e abrangente em relação à semana anterior, com previsão do Maranhão até o Amapá nesta segunda com maior intensidade e, a partir de terça, se estendendo pelo norte nordestino na forma de episódios isolados de fraca a moderada intensidade.
O avanço da massa de ar polar e a intensificação do frio
Nesta segunda-feira (17), uma massa de ar polar começa a avançar pela Região Sul e, consequentemente, proporcionar à intensificação do frio nos três estados da região, com destaque para o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, onde as mínimas ficam abaixo dos 10°C e há potencial para formação de geada nas regiões serranas.
Como o sistema de alta pressão (massa de ar polar) se desloca para o oceano, os ventos de sul e sudeste passam a transportar o ar mais frio para o centro-leste paulista, o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais a partir da terça-feira (18).
A partir de quarta-feira (19), as temperaturas sofrem aumento, mas a sensação de frio pela manhã e a partir do fim do dia se mantém, com sensação agradável ao longo do dia.