Frio extremo segue no Sul do Brasil com temperaturas de -4.2°C. O que esperar para os próximos dias?

A intensa massa de ar polar chegou como previsto gerando temperaturas negativas no Rio Grande do Sul na manhã de hoje. Veja o que os mapas da Meteored esperam para os próximos dias.

frio
Manhã de terça-feira (09) muito gelada no Sul do Brasil. Temperaturas negativas foram registradas na metade sul gaúcha.

Como previsto pela Meteored BR nos últimos dias, a intensa massa de ar polar chegou na manhã desta terça-feira (09) gerando temperaturas negativas no Rio Grande do Sul. O frio se espalhou pela região Sul, mas será que ele vai persistir?

Estações meteorológicas automáticas do INMET registraram hoje temperaturas de -4.2°C em Dom Pedrito, -4°C em Quarai e -3.1°C em Santana do Livramento, foram as menores temperaturas registradas no Rio Grande do Sul com essa segunda onda de frio.

Não foram apenas essas cidades que tiveram um amanhecer bem gelado e negativo em termos de temperatura registrada. Somente no estado gaúcho, foram mais 9 cidades que amanheceram com termômetros abaixo de 0°C. Ainda estão sendo observadas as geadas que atingiram a metade sul do estado.

Após manhã congelante, uma tarde bem fria

As temperaturas permanecerão baixas nas próximas horas e até mesmo as máximas previstas para a tarde desta terça-feira chamarão a atenção. A onda de frio vai seguir rumo ao Sudeste e ao Centro-Oeste, e é por isso que fará tanto frio no Sul.

tmax
Temperaturas máximas também serão baixas na tarde de hoje no Sul do Brasil devido ao avanço da massa de ar polar. Onda de frio segue rumo ao Sudeste e Centro-Oeste.

Quando falamos em frio intenso pensamos sempre nas temperaturas mínimas registradas normalmente entre a madrugada e a manhã, até mesmo as noites mais geladas. Porém, as temperaturas máximas previstas para a tarde de hoje serão tão baixas quanto as mínimas.

As capitais no Sul do Brasil continuam geladas sob efeito da intensa massa de ar polar. Hoje a tarde pode fazer uma máxima de apenas 10°C em Porto Alegre e em Curitiba, e em Florianópolis máxima de 12°C.

O mapa mais acima mostra a abrangência da massa de ar polar e como as temperaturas permanecerão baixas hoje a tarde, máximas de apenas 4°C ou até menos podem ser registradas na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Comportamento do frio: ainda haverá neve?

A quarta-feira (10) ainda deve amanhecer bem gelada no Sul do Brasil, pois a massa de ar polar tende a persistir, mesmo que instabilidades associadas a um ciclone na costa entre o Paraná e São Paulo mantenha a condição de chuva.

Criou-se uma expectativa muito grande sobre a possibilidade de neve no Sul do Brasil devido a combinação entre umidade e frio intenso, mas as simulações mais recentes do modelo europeu ECMWF reduziram as chances desse fenômeno acontecer.

Para essa próxima madrugada existe uma pequena chance de neve, ou mais provável, chuva congelada, de forma bem isolada nos pontos mais altos da serra catarinense como mostra o mapa abaixo. O fenômeno pode acontecer de forma muito pontual entre as cidades São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra.

neve
Chance de neve nesta quarta-feira (10) nos pontos mais altos da serra catarinense. Fenômeno será isolado.

O ciclone vai manter o tempo instável e a ocorrência de chuvas expressivas sobre boa parte da região Sul do Brasil, principalmente a partir de meados dessa semana, com possibilidade de volumes elevados e riscos para transtornos.

Em meio a essas chuvas ainda haverá a presença da massa de ar polar e as baixas temperaturas nos próximos dias, porém, como a chuva será intensa, não há possibilidade de neve expressiva como mostrava o modelo na semana passada, e como o tempo não estará seco, também não há possibilidade para geadas na maior parte da região.

Vale ressaltar que os próximos dias ainda serão frios sim, tanto em temperatura mínima como em temperatura máxima como mostram os mapas acima. Porém, apesar das temperaturas amenas pelo menos até o domingo (14), a modelagem mostra que o pior já passou e que o repique do frio mais intenso perdeu força.

Para o próximo fim de semana havia a projeção para ocorrência de neve em uma área até bastante abrangente entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, mas o fenômeno perdeu força, já que o frio será menos intenso comparado ao registrado hoje.