Frio intenso continua no Centro-Sul e há alertas de chuva forte no NE
Nos próximos dias a massa de ar polar continua influenciando o tempo em boa parte do país. Já no extremo norte e nas regiões costeiras do Nordeste, as chuvas aumentam. Confira os detalhes e alertas.
Os últimos dias têm sido bastante intensos em relação aos eventos meteorológicos. A intensa massa de ar polar que vem atuando, já provocou as menores temperaturas do ano até o momento no Centro-Sul do país e contribuiu para a ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense.
Outro evento, este raro, marcou o início desta semana. A formação de um ciclone ao sul do Rio Grande do Sul, chamou muita a atenção com suas características subtropicais em latitudes tão elevadas durante o inverno e, principalmente, sua evolução para características tropicais, segundo a NOAA. Esse sistema não traz risco, mas intriga os meteorologistas. O sistema foi nomeado pela marinha com tempestade subtropical Raoni.
Nos próximos dias, o ciclone se afasta e a massa de ar polar avança mais, espalhando o ar gélido pelo país. Destaque também para as chuvas no extremo norte e no Nordeste.
Intensa massa de ar polar se espalha pelo país
Com o avanço da poderosa massa de ar polar, além de espalhar o frio pelo país, contribui para o tempo firme e ensolarado. Em resposta a isso, a amplitude térmica aumenta proporcionando um alívio do frio ao longo do dia, principalmente no Centro-Sul. No entanto, até a sexta-feira (02), as máximas dificilmente passam dos 20°C. Já as mínimas, variam de 5°C a 13°C.
Na porção Central do país, a amplitude térmica é bem maior. As mínimas ficam entre 7°C e 16°C, com máximas atingindo os 28°C e 30°C, com maiores temperaturas sendo registradas no final da semana.
Chuvas no leste e norte do Nordeste
Nesta manhã de quarta-feira (30), instabilidades se deslocam do oceano em direção ao nordeste da Região Nordeste. Assim, chuvas de até moderada intensidade ocorrem de Natal até Maceió. O tempo instável e chuvoso se mantém ao longo do dia, com chuvas se espalhando pelo interior e pelo litoral norte até a capital Fortaleza, onde chove de forma mais isolada e por volta de meados da tarde.
No leste da Bahia até o estado de Sergipe, os ventos de leste proporcionam um dia nublado com chuvas fracas alternando com período de melhoria.
Na quinta-feira (01), mais um dia instável em boa parte da costa nordestina. as chuvas ganham intensidade e há risco de chuvas intensas desde Fortaleza até Natal, principalmente na parte da tarde, quando também passa a chover mais no interior até a região de Juazeiro do Norte.
Na faixa leste desde Porto Seguro até Maceió, além das chuvas de fraca à moderada intensidade ao longo do dia, as temperaturas ficam mais baixas proporcionando sensação de frio.
Na sexta-feira (02), mais um dia de tempo instável em todo o litoral do Nordeste, porém agora com chuvas ocorrendo com fraca intensidade e sem potencial para transtornos. Na faixa leste, o destaque fica para a sensação de frio, com baixa amplitude térmica e temperaturas variando somente entre 22°C e 24°C.