Frio no Sudeste do Brasil está com os dias contados. O calor retorna para toda a região nos próximos dias

O frio chegou ao Sudeste no último fim de semana com força após passagem de uma frente fria, mas isso não dura muito tempo e a partir de amanhã volta a esquentar.

sol
Nebulosidade diminui, chuva vai embora e sol volta a brilhar forte gerando aumento de temperaturas nos próximos dias no leste do Sudeste.

O último fim de semana foi marcado pela chegada de uma frente fria ao Sudeste, o que além de provocar mudanças bruscas no tempo com o aumento da nebulosidade e até registro de chuvas, derrubou também as temperaturas de maneira acentuada.

Após o calorão dos últimos dias, o frio ganhou destaque em toda a faixa leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e até mesmo no Rio de Janeiro, enfim, o inverno fez sua primeira aparição majestosa.

Segundo dados do INMET, a temperatura máxima registrada hoje, 1° de julho, foi de apenas 17°C na capital São Paulo e 21°C no Rio de Janeiro. Vale ressaltar, no entanto, que a menor temperatura registrada hoje cedo foi no sul de Minas Gerais com apenas 5.4°C em Monte Verde.

Apesar do início de semana gelada em várias cidades do Sudeste, com destaque para o leste da região devido a influência da frente fria que passou de forma costeira, as temperaturas tendem a subir nos próximos dias, e logo esse frio do inverno temporário vai embora.

Friozinho ainda será destaque amanhã

Após uma segunda-feira (01) cinzenta com muitas nuvens, com registro de chuvas a qualquer momento, o friozinho ainda será destaque nesta terça-feira (02), principalmente pela manhã quando os termômetros ainda marcarem mínimas em torno de 6°C como mostra o mapa abaixo.

frio no Sudeste
Terça-feira ainda deve amanhecer fria com mínimas na casa de 6°C em partes do Sudeste.

Esse friozinho vai chamar a atenção ainda no sul de São Paulo e em áreas serranas entre o estado e Minas Gerais. Cidades como Monte Verde e Maria da Fé, no sul mineiro, ainda devem amanhecer geladas por enquanto.

calor no Sudeste
A temperatura máxima prevista para o Rio de Janeiro é de apenas 24°C nesta terça, mas nota-se que em boa parte do Sudeste o calorão continua.

Porém, no período da tarde, esse frio começa a perder força com o afastamento das instabilidades e da massa de ar frio também. Não vai fazer calor, mas comparado aos últimos dias, espera-se uma gradual elevação das temperaturas. Na capital fluminense, a máxima registrada hoje foi de 20°C e amanhã espera-se ao menos 24°C como mostra o mapa acima.

Quando volta a esquentar mais

Visto que o frio já começa a perder intensidade de hoje para amanhã, a expectativa é de uma gradual elevação das temperaturas ao longo da semana, e o fato que fica é: o frio não será duradouro!

Primeiro vamos considerar o período da manhã em que são registradas as menores temperaturas diárias normalmente. No comecinho da semana tivemos temperaturas na casa de 5°C em algumas cidades, mas para os próximos dias o frio perde força e a temperatura sobe.

Nota-se nos mapas abaixo que a massa de ar frio diminui em área e intensidade o que fica mais nítido quando observamos as áreas em verde do mapa que representam as menores temperaturas previstas.

tmin
Massa de ar frio perde força e temperaturas sobem de maneira gradual nos próximos dias.

Apesar disso, ainda teremos aquele leve friozinho da manhã, comum nesta época do ano, mas o frio mais intenso já passou, pelo menos por enquanto.

Outro fator a ser analisado é o friozinho da tarde que se destacou junto com a nebulosidade e a chuva em algumas localidades mais próximas ao litoral nesse início de semana, mas isso também vai mudar.

sp
Previsão de temperaturas em gradual elevação no decorrer dos próximos dias mostra que frio mais intenso já passou, pelo menos por enquanto.

No período da tarde, a temperatura máxima também subirá de maneira gradual ao longo da semana como observamos na tabela acima que mostra a tendência de temperaturas para a capital São Paulo.

A semana começou com máxima de 19°C, amanhã espera-se um aumento para 24°C. Entre a quarta (3) e a sexta-feira (5), máximas entre 26°C e 27°C já são esperadas.

Nota-se que já existe uma tendência de uma nova queda de temperatura no sábado (6), porém, ainda que seja algo distante que possa mudar, o frio não será intenso e muito menos duradouro, pois no domingo (7) os termômetros voltam a marcar temperaturas mais elevadas como na semana passada.