Frio se espalha pelo Centro-Sul e chuvas intensas atingem o ES e a BA
Com o avanço da frente fria o tempo fica mais instável no Centro-Norte, com potencial para chuvas intensas no leste da Bahia e no Espírito Santo. Uma massa de ar frio também consegue se espalhar e diminuir as temperaturas no Centro-Sul.
Essa semana foi marcada pela atuação de uma frente fria que, finalmente provocou chuvas generalizadas na Região Sul, com volumes variando de entre 20 e 50 mm no norte do Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina, oeste e noroeste do Paraná. Nos próximos dias, mesmo com o afastamento do sistema para o oceano e de sua atuação mais costeira, ainda leva potencial para transtornos em parte dos estado da Bahia e do Espírito Santo.
Com o avanço do sistema frontal, uma massa de ar frio passou a atuar no na Região Sul e os ventos conseguiram transportar o ar frio até o interior paulista e para metade sul do Mato Grosso do Sul. As mínimas ficaram abaixo dos 10°C em boa parte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. A previsão é de que o frio se continue e se espalhe por todo o Centro-Sul e áreas mais ao norte.
Alertas e destaques
Quarta-feira (08) com predomínio de sol e temperaturas agradáveis ao longo do dia em toda a Região Sul. Pela manhã maior concentração de nuvens no leste de Santa Catarina e do Paraná, mas logo no decorrer do período o sol aparece com força.
No Sudeste o destaque fica para o leste paulista e o Rio de Janeiro, onde o dia fica nublado e com ligeira sensação de frio devido à atuação dos ventos de de sul e de sudeste, que contribuem para a queda temperatura e para o transporte de umidade. Já no Espírito Santo e em Minas Gerais a previsão também é tempo nublado, porém há previsão de chuvas fraca pela manhã e com moderada intensidade na parte da tarde. Somente no norte capixaba que há potencial para chuvas intensas. Essa última condição se aplica também para o sul da Bahia.
Na quinta-feira (09), o sistema frontal se afasta, mas a atuação de um cavado contribui para a manutenção do tempo instável no norte do estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, e para o sul da Bahia. Há previsão de chuvas fraca a moderada pela manhã nessa áreas.
A partir do meio da tarde as instabilidades se deslocam mais para o norte e ganham intensidade, l evando risco para chuvas volumosas no leste e sul da Bahia, com maiores acumulados para a região de Vitória da Conquista.
No Centro-Sul as temperaturas continuam baixas e o sol predomina, com tempo mais também firme no leste de São Paulo e céu ainda nublado no Rio de Janeiro.
Na Sexta-feira Santa (10), sem grande mudanças no Centro-Sul. Somente no Rio Grande do Sul, que a nebulosidade aumenta no leste do estado, com potencial para chuvas fraca a partir da tarde. Destaque novamente para o estado da Bahia, onde o tempo fica nublado em praticamente todo o estado, com chuvas ocorrendo ao longo do dia, sendo com forte intensidade e com potencial para transtornos no início da manhã nas áreas mais ao leste e sul.