Frio, sol, chuva e tempestades: contrastes marcam o feriado de Dia das Crianças no Sudeste do Brasil
O desenvolvimento de uma área de baixa pressão pode causar chuvas em praticamente todo o Sudeste durante o dia das crianças. O tempo, no entanto, pode voltar a ficar mais firme em São Paulo e parte de Minas Gerais.
Entre esta quarta-feira (09) e hoje, quinta-feira (10) o tempo começou a mudar na região Sudeste. O desenvolvimento de uma região de baixa pressão sobre o país está causando a formação de chuvas em municípios que não registravam acumulados significativos já a muitos meses.
Esse sistema meteorológico continuará se desenvolvendo durante a sexta-feira (11), formando nuvens e causando chuvas em todo o terrítorio de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
As condições mudam um pouco no feriado do sábado, mas boa parte da região Sudeste pode continuar registrando chuvas durante o dia das crianças, além de temperaturas bastante amenas e frias resultantes das condições de tempo nublado e úmido.
Feriado de dia das crianças será chuvoso na região Sudeste
Em praticamente todo o território de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, a previsão é de que as chuvas continuem no Sábado (12). Há possibilidade de pancadas de chuva particularmente intensas no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo.
Porém, ao longo do dia, as nuvens e as chuvas vão se dissipar em todo o interior do Estado de São Paulo, deixando o tempo firme e ensolarado já durante a tarde. Isso ocorre porque o sistema começa a se deslocar em direção norte. Chuvas fracas continuam apenas no litoral paulista e na região metropolitana da capital.
No domingo (13), o tempo pode voltar a ficar firme e ensolarado também em parte de Minas Gerais, especialmente no Sul e Oeste do estado e Alto Paranaíba. No restante de Minas, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, nuvens e chuva volumosa continuarão sendo registrados.
Além da chuva, tempestades podem causar rajadas de vento intensas, descargas elétricas (raios) e granizo. Há risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, especialmente nas regiões urbanas.
Em resumo, o desenvolvimento de uma área de baixa pressão causará chuvas em praticamente todo o Sudeste durante o feriado de dia das crianças, embora o tempo volte a ficar mais firme em São Paulo e parte de Minas Gerais.
Para conferir atualizações da previsão e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município durante o feriado de dia das crianças, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.