Furacão Milton se desloca perigosamente em direção ao México e Estados Unidos, com rajadas acima de 240 km/h
Nuvens carregadas do furacão Milton causam chuvas superiores a 75 mm, com algumas ocasionais de até 150 mm ao longo do leste, sul e sudeste do território mexicano, incluindo a Península de Yucatán.
Segundo especialistas em meteorologia tropical, pela primeira vez desde que há registros, o Atlântico registra 3 furacões simultaneamente em outubro: Kirk, Leslie e Milton. Destes três, o furacão Milton tem a maior probabilidade de atingir a terra como um ciclone tropical nas próximas horas.
Nas últimas horas, ele tornou-se um grande furacão ao norte da Península de Yucatán, causando efeitos severos de maré, inundações, chuvas constantes e ventos fortes. Milton passou por um aprofundamento historicamente explosivo, chegando à categoria 4.
Isto forçou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) a emitir vários alertas sobre os efeitos de um furacão e tempestade na costa oeste da Península da Flórida à medida que se aproxima. Recordemos que a área está muito vulnerável após o impacto do grande furacão Helene nos últimos dias.
Atualmente, o NHC, em coordenação com o Serviço Meteorológico Nacional do México (SMN Mx), estabeleceu uma zona de vigilância para os efeitos do furacão desde Celestún, Yucatán até Cabo Catoche, em Quintana Roo.
Além disso, uma zona de prevenção foi ativada devido aos efeitos de uma tempestade tropical de Celestún, Yucatán, a Cancún, Quintana Roo.
Previsão dos efeitos associados ao ciclone Milton
Estão previstas chuvas fortes de 75 mm a intensas de 150 mm em Campeche, Yucatán e Quintana Roo nas próximas 24 horas, que aumentarão com a aproximação do ciclone Milton. O sul e o leste manterão chuvas de 50 a 75 mm com algumas chuvas pontuais intensas de até 140 mm.
Em relação ao vento sustentado, terão rajadas de 50 km/h, e ondas de 1 a 3 metros de altura nas costas de Tamaulipas, Veracruz e Tabasco, e rajadas superiores a 150 km/h com ondas de 4 a 5 metros de altura nas costas de Campeche e Yucatán, à medida que o sistema se aproxima.
Previsão da trajetória do furacão Milton
Espera-se que "Milton" se torne um grande furacão (categorias 3,4 e 5) nas próximas horas. De acordo com o NHC, espera-se que ele se fortaleça para um furacão de categoria 3 a 4 nesta segunda-feira (7) à noite, na costa norte da Península de Yucatán.
Mais tarde, por volta da terça-feira (8), ele continuará se movendo na direção leste-nordeste, mantendo-se como um grande furacão, antes de atingir a costa oeste da Flórida, nos EUA, na quarta-feira (9). Lembremos que essa mesma região da Flórida está se recuperando do impacto feroz do grande furacão Helene.
Recomendações
Lembre-se de que a Meteored tem sua seção de alerta meteorológico onde você pode acompanhar os ciclones tropicais atuais. Durante esta temporada de furacões que termina no dia 30 de novembro, é importante e imprescindível ter um kit de emergência e documentos pessoais em mãos, principalmente se você mora em áreas de risco ou áreas vulneráveis ao impacto de fortes ciclones tropicais.