Gangorra térmica no centro-sul do Brasil: do risco de geadas nos próximos dias ao calor de quase 40°C na semana seguinte
Condições meteorológicas causam uma gangorra térmica nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As temperaturas vão de um frio congelante para um calor escaldante em apenas dois dias.
Conforme uma frente fria avança pelo país, uma verdadeira gangorra térmica acontecerá em todo o centro-sul do Brasil, fazendo com que as temperaturas caiam de um calor extremo a um frio congelante, em seguida subindo novamente para um calor escaldante.
Conforme uma frente fria avança pelo país, o efeito pré-frontal está fazendo as temperaturas subirem para valores altíssimos - já que, antes da entrada da massa de ar frio, ventos intensos de noroeste trazem muito calor do interior do continente e provocam uma elevação acentuada das temperaturas.
Quais os resultados do efeito pré-frontal e da frente fria?
Nesta quarta-feira (13), diversas cidades da região Sul registraram temperaturas acima dos 30 graus, como Londrina (35,6°C) e Maringá (34,4°C). No Sudeste, as temperaturas ficaram próximas dos 40 graus, como registrado em Jacarepaguá (38,2°C) e Arinos (38,1°C).
Após a passagem da frente fria, no entanto, o efeito pré-frontal deixa de atuar e uma massa de ar frio faz as temperaturas caírem bruscamente. O resultado será sentido em todo o Sul e boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste entre esta quinta (14) e a sexta-feira (15).
No Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Mato Grosso do Sul, as temperaturas mínimas ficarão abaixo dos 10°C durante a madrugada. Na serra catarinense, as previsões indicam temperaturas negativas de até -2°C. Com isso, há risco de geadas intensas no Sul entre a sexta (15) e o sábado (16).
Essa massa de ar frio conseguirá inclusive atingir estados como Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas e do Pará, causando uma friagem que fará as temperaturas caírem e deixará o tempo bastante nublado nos próximos dias.
Em apenas dois dias, o retorno do calor
Este frio, no entanto, não vai durar muito tempo. Já no domingo (17), as temperaturas estarão aumentando bruscamente em todo o centro-sul do país, e durante a tarde atingirão valores escaldantes. Essa gangorra térmica entre extremos de frio e calor ocorre em um curto período de apenas dois dias.
No Paraná, as temperaturas máximas podem chegar a 36°C, enquanto nos demais Estados do Sul as máximas ficam acima dos 30°C. Já no oeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Mato Grosso do Sul, as máximas podem chegar a 40°C.
A tendência é que este calor perdure durante toda a próxima semana e piore com o passar dos dias. A formação de um bloqueio dificultará a entrada de novas frentes-frias. Há modelos de previsão indicando temperaturas próximas dos 45°C em São Paulo e no Paraná no fim da semana que vem, no sábado (23).
Vale notar, no entanto, que a previsão para dias tão distantes não costuma ser tão acurada - especialmente com mais do que uma semana de antecedência. Então, ao longo dos próximos dias, não deixe de acompanhar as atualizações da previsão para sua cidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.