Haja saúde: reta final de agosto com novo bloqueio atmosférico e calor?

Após chuva e frio intenso dos últimos dias pelo centro-sul do Brasil, reta final de agosto pode ser marcada por novo bloqueio atmosférico e predomínio do tempo seco e quente.

calor
Depois da chuva e do frio, agora vem o tempo seco e quente com formação de novo bloqueio atmosférico. Haja saúde para tantas mudanças bruscas no tempo.

Os últimos dias foram marcados pelo avanço de uma frente fria provocando fortes temporais e logo em seguida, a chegada de uma massa de ar polar derrubando as temperaturas pelo centro-sul e provocando até geadas, especialmente no Sul do Brasil.

Neste início de semana, o sistema frontal já bem mais afastado no Oceano Atlântico, provoca apenas pancadas de chuva no litoral da Bahia, enquanto que o centro de alta pressão atmosférica também se afasta e o frio vai perdendo intensidade no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Agora o que todo mundo quer saber é se tem mais chuva e frio vindo por aí. A resposta é não, pelo menos para a maior parte do território brasileiro. A expectativa é de uma reta final do mês de agosto marcada pela possível formação de um novo bloqueio atmosférico que vai manter o tempo seco e quente nos próximos dias.

Comportamento das temperaturas na próxima semana

O frio intenso do fim de semana, especialmente no Sul do Brasil, vai perder intensidade a partir desta segunda-feira (22). As temperaturas mínimas, registradas normalmente pela manhã, vão começar a subir de forma gradual no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, estados mais atingidos pelo frio dos últimos dias.

Conforme os mapas mostrados acima, a tendência é de gradual aumento das temperaturas da madrugada e manhã ao longo da semana, ou seja, a reta final do mês de agosto já será marcada por menos frio. Pelo menos, é o que aponta o modelo ECMWF até a sexta-feira (26), pois no sábado (27) e no domingo (28), o modelo já mostra uma tendência de nova queda de temperatura, mesmo que apenas em partes do Rio Grande do Sul com a chegada de uma nova frente fria.

Mas e a tarde? Fará calor novamente no centro-sul do país? A resposta é Sim, e muito calor. A expectativa é do retorno daquele calor fora do normal para esta época do ano, afinal, ainda estamos no inverno, mas o calorão desta próxima semana vai dizer o contrário. Confira os mapas abaixo!

Haja saúde com tantas mudanças bruscas do tempo não é mesmo? Pois é, esse sobe e desce de temperaturas acaba provocando e até agravando doenças comuns nesta época do ano como asma, rinite, sinusite e tantas outras. O tempo seco também agrava a situação devido aos baixos índices de umidade relativa do ar, poeira e fuligens de queimadas. Já o tempo muito úmido com dias chuvosos consecutivos também traz seus malefícios. Afinal, o tempo nunca está perfeito para ninguém!

Bloqueio atmosférico, mas ainda há chance de chuva

Nos próximos dias, uma massa de ar seco e quente vai se instalar sobre a maior parte do Brasil Central e será o grande destaque da semana, associada novamente a um bloqueio atmosférico, capaz de inibir a formação de instabilidades e manter a condição chamada veranico (dias consecutivos de tempo seco e quente em meio ao inverno).

Vale ressaltar que na terça-feira (24), pancadas rápidas de chuva podem se espalhar pelo centro e sul gaúcho devido instabilidades em altos níveis da atmosfera, porém, essa chuva não será duradoura e também não se espalhará para os demais estados da região.

previsão do tempo
Tendência da previsão de chuvas para o próxima quarta-feira (24), traz potencial ainda de chuvas para o Rio Grande do Sul.

A tendência, é que uma nova frente fria se forme entre a sexta-feira (26) e o sábado (27) para fechar de fato o mês de agosto. Este deve ser o último sistema atuante do mês capaz de mudar o tempo de forma significativa. Isto porque, além da chuva mais forte, mais volumosa e mais abrangente, o frio também virá na retaguarda como já apontaram os mapas de temperaturas mostrados no texto.

No último fim de semana de agosto, mais uma queda acentuada de temperatura. Ainda é cedo para dizer se essa chuva e frio chegarão ao Sudeste e Centro-Oeste, mas o Sul vai sofrer pelo menos mais essa alteração brusca no tempo.