Início da semana com frente fria, ciclone e avanço de massa de ar frio

O processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria já está em curso e ambos os sistemas vão influenciar o feriado da Proclamação da República. Além disso, uma massa de ar frio avança pelo centro-sul do Brasil.

frente fria; ciclone
Semana começa com frente fria avançando pelo país e ciclone extratropical influenciando o Sul. Confira mais detalhes e os alertas de tempo severo.

Já está em curso o processo de formação um ciclone extratropical e de sua frente fria ao longo deste domingo (13), com a formação completa no período da noite, deixando em alerta para tempo severo o Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina, todo o oeste do Paraná, o oeste e centro-sul do Mato Grosso do Sul.

Além desses estados, instabilidades também se formam entre o norte de São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro e o estado de Goiás e provocam pancada isoladas que podem acontecer na forma de temporais pontuais, não se descartando a ocorrência de granizo.

Alertas de tempo severo para a segunda-feira

Na madrugada de segunda-feira (14), o ciclone se encontra no Rio Grande do Sul e no Uruguai, favorecendo chuvas de moderada a forte intensidade no leste e sul do gaúchos. Já a frente fria contribui para intensos temporais no centro-norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina, na metade oeste do Paraná, no estado do Mato Grosso do Sul e no extremo oeste de São Paulo.

O ciclone extratropical, apesar da sua proximidade com o Sul do Brasil, não traz risco para ventos intensos. O sistema provoca ventos de fraca a moderada intensidade, nebulosidade e chuva.

No período da manhã, o ciclone se desloca para o sul e a frente fria avança. Chuvas se espalham para as demais regiões de Santa Catarina e do Paraná, com chuvas intensas ocorrendo pela manhã e reduzindo mais para o fim do período. No Rio Grande do Sul, há potencial de chuvas de moderada a forte intensidade no leste e norte do estado, mas com redução das chuvas mais para o fim da manhã.

Na Região Sudeste, pancadas e temporais deixam alerta para o centro-norte e leste de São Paulo, para a região do Triângulo Mineiro e centro-sul de Minas Gerais. No Centro-Oeste, pancadas e temporais pontuais atingem Goiás, o norte do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso.

A partir da tarde, as instabilidades se espalham pelo Brasil Central, com alerta de temporais, chuvas intensas e para a possibilidade de queda de granizo no centro-norte e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e na região da Zona da Mata Mineira, no estado de Goiás, no Mato Grosso e de forma mais isolada na metade norte do Mato Grosso do Sul.

Na Região Sul, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade em toda a porção leste, com redução da precipitação mais para o fim do dia.

Alertas de tempo severo para a terça-feira

No feriado da Proclamação de República, 15 de novembro, as instabilidades têm mais dificuldade de se formar na primeira parte do dia, devido ao afastamento e enfraquecimento da frente fria. Há previsão de chuva fraca e isolada no centro-sul de Minas Gerais, no leste de São Paulo e na região Serrana do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, pancadas isoladas podem ocorrer no centro-norte de Goiás e no nordeste do Mato Grosso.

Alerta de temporais e chuvas intensas a partir da tarde, com maior potencial para transtornos na Zona da Mata de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Na Região Sul, o tempo firme predomina, com predomínio de sol em praticamente toda a Região. Tempo nublado, somente no extremo sul do Rio Grande do Sul, devido à proximidade do ciclone extratropical.

alerta de tempo severo
Previsão de chuvas para a tarde do Feriado da Proclamação da República.

No período da tarde, as instabilidades voltam a se formar no Brasil Central e trazem potencial para eventos de tempo severo. Alerta para o norte e leste de São Paulo, para o Rio de Janeiro, para o estado de Minas Gerais, para Goiás e para o Mato Grosso.

No Mato Grosso do Sul, restante de São Paulo e na Região Sul, o tempo firme e ensolarado predomina.

Incursão da massa de ar frio: vai fazer muito frio?

Com a formação do ciclone extratropical e da sua frente fria associada, uma massa de ar frio também consegue avançar pelo centro-sul do país. Não se trata de um evento intenso e anômalo como o último no início de novembro, que trouxe geadas e precipitação invernal, mas sim um sistema mais amena que contribui em proporcionar um tempo mais firme e termicamente mais agradável.

A massa de ar frio inicia a sua incursão por volta do fim da manhã da segunda-feira (14), limpado o céu e baixando as temperaturas no centro-leste do Rio Grande do Sul, no oeste dos estado de Santa Catarina e do Paraná e no centro-sul do Mato Grosso do Sul.

No decorrer do dia, o ar frio e seco se espalha por boa parte do centro-sul, contribuindo para o fim da precipitação no Mato Grosso do Sul, em boa parte de São Paulo e em toda a Região Sul. As mínimas são registradas no período da noite, mas nada muito intenso, com temperaturas variando de 13°C a 20°C e registros mais baixas nas regiões mais elevadas da Região Sul.

Na terça-feira (15), o ar frio e seco continua atuando em toda a Região Sul, o Mato Grosso do Sul e em boa parte de São Paulo, com tempo firme e ensolarado e temperaturas amenas somente pela manhã. Entre o fim da manhã e o meio da tarde, sensação de calor no centro-leste de Santa Catarina, no oeste e centro-norte do Paraná e nos territórios paulista e mato-grossense-do-sul, com máxima podendo chegar aos 30°C.