Início da Semana Santa de sol no centro-sul e de pancadas no centro-norte
O avanço de uma massa de ar frio contribui para temperaturas mais amenas e o tempo mais firme no centro-sul do Brasil. No entanto, ainda pode fazer calor. Já na porção centro-norte, chuvas ainda podem ocorrer de forma intensa.
Neste fim de semana, uma mudança muito esperada de fato ocorreu com o avanço de uma fraca frente fria, que provocou apenas aumento da nebulosidade e aumento dos ventos para a Região Sul e porção sul do Sudeste e do Centro-Oeste.
No entanto, a mudança mais esperada foi provocada pelo avanço de uma massa de ar frio, que proporcionou a amenização das temperaturas e até mesmo a sensação de frio entre a noite e a madrugada nas regiões mais elevadas da Região Sul.
Com o avanço costeiro do sistema frontal e o deslocamento da massa de ar frio mais para o oceano, um aumento das temperaturas ocorrerá em boa parte da Região Sul e a diminuição atinge parte do Sudeste e até mesmo do estado da Bahia.
Além disso, na porção norte do Centro-Oeste, na Região Norte e em parte do Sudeste e do Nordeste, pancadas isoladas e chuvas intensas ainda podem ocorrer.
Alerta e destaque da previsão do tempo
A segunda-feira (03) será de tempo firme em toda a Região Sul até o sul do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, passando pelo Triângulo Mineiro e estado de São Paulo, até o Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Destaque para a sensação de frio entre o fim da madrugada e o início da manhã no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, norte, sul e leste do Paraná, no centro-leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais.
No centro-norte de Minas Gerais, no Espírito Santo até o sul da Bahia, o tempo fica mais nublado, com possibilidade de chuvas de fraca a moderada intensidade a partir do fim da manhã. Somente entre Goiás e Minas Gerais e boa parte do Mato Grosso, as instabilidades se desenvolvem mais e há potencial para chuvas mais intensas e até mesmo temporais.
Na Região Norte e na faixa norte do Nordeste, pela manhã, chuvas de moderada a forte intensidade podem ocorrer, mas de forma mais pontual, com maior probabilidade na região de Manaus e Santarém, de Belém e do norte do Ceará. A partir da tarde, há potencial de chuvas intensas que podem provocar transtornos no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Tocantins e principalmente no norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará.
Na terça-feira (04), a massa de ar frio se encontra mais afastada, bem como a frente fria. No entanto, ainda continuam influenciando o tempo em parte do Sudeste e do Nordeste.
O dia novamente será de tempo firme em praticamente toda a Região Sul, no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Mato Grosso do Sul, no centro-sul do Mato Grosso, no sul de Goiás e no centro-sul de Minas Gerais. Temperaturas mais amenas pela manhã e sensação de calor a partir do fim da manhã, com sensação agradável na faixa leste paulista. O Sul volta a vivenciar o calor em virtude da aproximação de uma nova e fraca frente fria.
Essa frente fria atua no sul do Rio Grande do Sul e contribui para o aumento da nebulosidade e para a ocorrência de chuvas muito pontuais e de fraca intensidade. O sistema avança no restante do dia e aumenta promove o aumento da nebulosidade no leste do estado.
No restante do Brasil, novamente a previsão é de chuvas pontuais pela manhã, que podem ocorrer com até forte intensidade entre o Amazonas, Rondônia e o Mato Grosso, e de fraca a moderada intensidade na região de São Luís, no Maranhão.
A partir da tarde, as instabilidades se desenvolvem e deixam alertas para o risco de chuvas intensas e temporais no Amazonas, em Rondônia, no centro-norte do Mato Grosso, no Tocantins, Paraná e na faixa norte do Nordeste. No leste nordestino, a circulação dos ventos aumenta o potencial de chuvas desde Salvador até o Rio Grande do Norte.