Início de semana: ar polar, geadas e frente fria chegando ao Nordeste
Massa de ar polar continua provocando muito frio no Brasil com ainda ocorrências de geadas. Frente fria chega ao Nordeste e o ar frio também atua na Região neste início de semana. Confira os detalhes da previsão do tempo.
No início desta semana, a massa de ar polar que vem provocando bastante frio no centro-sul do Brasil, continuando atuando e se deslocam mais para norte, o que contribui para aumentar o frio no centro-leste do país e até mesmo diminuir as temperaturas no Nordeste.
Falando de Nordeste, a frente fria que vem atuando de forma mais costeira, também irá influenciar o tempo em parte do leste da Região.
Ar polar, geada e chuva fraca no centro-sul do Brasil
Segunda-feira: geadas, temperaturas negativas e chuva muito fraca
Nesta segunda-feira (13), a massa de ar polar atua no centro-sul do Brasil, com seu núcleo centrado na Região Sul. No fim da madrugada e início da manhã, as temperaturas mínimas ficam abaixo dos 4°C em várias localidades, com registros também de valores negativos na região dos Campos de Cima de Serra no Rio Grande do Sul, na Serra e Planalto Catarinenses e no sul do Paraná.
Potencial para formação de geada na Campanha, Região Central, Norte, Missões e Serra do Rio Grande do Sul, na Serra, Planalto, Oeste e áreas mais elevadas do Norte e do interior do Vale em Santa Catarina, no Sul, Leste, Sudoeste, Oeste e porção central do Paraná.
Nos estados do Mato Grosso do Sul, de São Paulo e boa parte de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, não há risco de formação de geada, com exceção para o extremo sul mineiro, região da Serra da Mantiqueira em São Paulo e do parque do Itatiaia entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde pode se formar de forma pontual e fraca.
As mínimas nas capitais do centro-sul do Brasil ficam em 8°C em Porto Alegre, em 10°C em Florianópolis, em 2°C em Curitiba, em 8°C em São Paulo, em 16°C no Rio de Janeiro, em 12°C em Belo Horizonte, em 20°C em Vitória e 8°C em Campo Grande.
O tempo fica nublado, mas sem ocorrência de chuva no sul e leste do Rio Grande do Sul e no Sul de Santa Catarina. No litoral norte paulista e no Rio de Janeiro, a nebulosidade aumenta ao longo do dia e há previsão de chuva fraca somente entre a capital fluminense e Cabo Frio.
Terça-feira: ainda há risco de geada e chance de chuva fraca aumenta nas áreas do leste
Na terça-feira (14), a massa de ar polar se encontra mais deslocada para o oceano e mais se estende até o norte da Bahia e o Sergipe. Mesmo assim, há potencial para a formação de geadas nos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul, na Serra e Planalto de Santa Catarina e no centro-sul do Paraná, onde as mínimas variam de 2 a 4°C, sendo próximas de 0°C e até mesmo ligeiramente negativas na Serra Catarinense.
O frio continua e as mínimas no centro-sul ficam em 10°C em Porto Alegre, de 12°C em Florianópolis, em 5°C em Curitiba, em 10°C em São Paulo, em 16°C no Rio de Janeiro, 10°C em Belo Horizonte, 19°C em Vitória e 10°C em Campo Grande.
Em virtude do deslocamento mais para leste da massa de ar frio, a circulação perpendicular à costa se torna mais evidente, proporcionando aumento da nebulosidade e a possibilidade de chuvisco na faixa leste, desde o norte de Santa Catarina até o Rio de Janeiro, com maior possibilidade de ocorrência entre o fim da manhã e o meio da tarde.
A frente fria e o ar polar chegam ao Nordeste
Na segunda-feira (13), o destaque fica para a atuação da frente fria no sul da Bahia, onde deixa o tempo nublado, frio e com chuva fraca alternando com período de melhoria. O sistema muda o tempo na região de Porto Seguro por volta do fim da manhã. No restante do leste do Nordeste, o tempo segue firme e com pouca nebulosidade.
Na terça-feira (14), a frente fria já avançou até o norte da Bahia, estado de Sergipe e sul de Pernambuco. No entanto, com a expansão do ar polar, há a formação de uma região de cavado sobre o leste baiano que deixa o dia nublado e com chuva fraca a moderada ao longo do dia, principalmente na região de Salvador. Entre Aracaju, Maceió e sul de Pernambuco, a frente fria também deixa o tempo nublado e com chuva fraca alternando com período de melhoria ao longo do dia.
Não há potencial para eventos intensos ou volumosos de precipitação e até mesmo uma forte redução das temperaturas, que variam entre 24 e 26°C no leste do Nordeste.