Início de setembro com temporais no Sul e frente fria chegando ao Sudeste
Com formação de nova frente fria, setembro começa com risco de temporais no Sul do Brasil. Até o fim de semana, chuva deve chegar a pontos do Sudeste.
Agosto se despediu com predomínio de tempo seco em boa parte do centro-sul do país após a passagem da última frente fria que provocou chuva e derrubou as temperaturas de forma acentuada. Agora a expectativa é para a chegada do mês de setembro, conhecido como o mês de início da primavera.
Para a primeira semana de setembro, o tempo deve mudar novamente em áreas mais ao sul do Brasil com a formação de uma nova frente fria. Já nesta quinta-feira (01), o novo sistema pode provocar até temporais no Rio Grande do Sul, com expectativa de avanço da chuva e alertas para Santa Catarina e Paraná até o fim da semana. A chuva pode ocorrer acompanhada por descargas elétricas e rajadas de ventos em torno de 65km/h.
No sábado (03), a frente fria deve provocar pancadas isoladas de chuva em Mato Grosso do Sul e depois começa a se afastar em direção ao Oceano Atlântico, provocando mudanças no tempo apenas no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no extremo sul e zona da mata de Minas Gerais, até chegar ao Espírito Santo de forma costeira. Não são esperados grandes volumes. Após a chuva, o destaque passa a ser o frio novamente, mas desta vez, o potencial para geadas é pequeno e fica concentrado apenas em áreas mais altas do estado gaúcho e catarinense.