INMET alerta: baixa umidade do ar em boa parte do Brasil devido à massa de ar quente e seco
O padrão mais seco e quente continua nos próximos dias em boa parte do Brasil. Sem chuva e com temperaturas acima da média do período, o INMET traz alertas para baixa umidade do ar. Confira as regiões em alerta.
Nos últimos dias um padrão de bloqueio se estabeleceu e as frentes frias passaram a ter mais dificuldade em avançar pelo centro-sul do Brasil, ficando restritas somente a parte do estado do Rio Grande do Sul.
Como consequência, os ventos de norte passaram a atuar e o ar quente no Brasil Central foi transportado para o centro-sul do Brasil, reduzindo a intensidade do frio e até mesmo proporcionando calor em algumas localidades da Região Sul, com temperaturas máximas registradas no sábado (24) próximas dos 30°C na região Central, Oeste e metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, no sul e norte de Santa Catarina, no oeste, noroeste e no litoral do Paraná. No centro-norte do Brasil, as máximas chegaram a passar dos 35°C.
Com o aumento das temperaturas e uma massa de ar seco presente, a umidade relativa do ar diminui. Assim, valores de 20% a 30% foram registrados em boa parte do Brasil. Para os próximos dias, o INMET alerta para a manutenção desses índices e também para o aumento das localidades com umidade próxima dos 20%.
Temperaturas acima da média e alerta de baixa umidade do ar
No início desta semana, o padrão de bloqueio se mantém e o tempo firme predomina em praticamente todo o Brasil, com ocorrência de chuvas somente nos extremos norte, leste e sul do país. Somente no sul do Rio Grande do Sul, que há potencial para tempestades e chuvas intensas.
Nesta segunda-feira (26), o sol não divide espaços com as nuvens em praticamente todo o país, o que facilita o ganho térmico ao longo do dia. A sensação de frio na madrugada e no início da manhã continuam em praticamente toda a Região Sul, em todo o Sudeste e no Centro-Oeste. Somente na metade sul do Rio Grande do Sul, que a atuação de uma sistema frontal contribui para o tempo nublado e para temperaturas amenas.
No fim da manhã e início da tarde, a sensação é agradável em toda a Região Sul, em boa parte do Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul. No norte de Minas Gerais, no Mato Grosso e no norte de Goiás, as temperaturas já variam entre os 27 e os 30°C.
No meio da tarde, as máximas podem chegar aos 27°C na região Central, no Oeste e região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, no norte e sul de Santa Catarina, no norte, oeste e litoral do Paraná. No Sudeste, as máximas podem chegar aos 28°C no norte e oeste de São Paulo, no norte e leste de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro. No Rio de Janeiro, as temperaturas atingem os 27°C. Já no Centro-Oeste, máximas previstas acima de 30°C em várias localidades, com 36°C para Cuiabá.
Nesse cenário, a umidade relativa do ar atinge valores de 20% a 30% em todo o Centro-Oeste, no norte e oeste dos estados de São Paulo e de Minas Gerais. A condição seca também se estende para boa parte da Região Norte e interior do Nordeste.
Na terça-feira (27), o mesmo padrão predomina, com temperaturas, tanto as mínimas quanto as máximas, em torno de 1 a 2°C mais elevadas. A exceção fica para a metade sul do Rio Grande do Sul que, sem a influência do sistema frontal e com o tempo seco, as temperaturas conseguem diminuir mais no decorrer da madrugada e subir mais ao longo do dia, proporcionando uma madrugada e início de manhã mais frios.
As máximas continuam próximas dos 36°C no Mato Grosso e podem atingir os 30°C no centro-norte do Mato Grosso do Sul, no norte e oeste de São Paulo e de Minas Gerais. Na Região Sul, não há grandes acréscimos em relação ao dia anterior.
A umidade do ar continua em patamares de alerta, com possibilidade de mais regiões atingirem valores próximos dos 20% no Brasil Central.