INMET alerta para risco extremo: formação de ciclone traz risco de chuvas de quase 300 mm e rajadas de 100 km/h no Sul

Ciclone extratropical deve provocar ventos fortes e grandes acumulados de chuva na Região Sul do Brasil até a sexta-feira. Há riscos de transtornos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e transbordamentos de rios no RS e em SC.

alerta de chuvas volumosas
INMET emite alerta de risco extremo em virtude de chuvas muito volumosas que podem acumular até 300 mm. Rajadas de até 100 km/h podem ocorrer no Sul.

Uma mudança no padrão do tempo trouxe uma maior frequência de chuvas no Sul do Brasil nestes últimos dias. Desde a última semana, as chuvas foram mais expressivas e o frio entrou em cena, devido à atuação de uma frente fria que foi seguida por uma massa de ar frio.

Agora, a nova formação de um ciclone extratropical próximo à costa da Região Sul nesta quinta-feira, 15 de junho, traz várias preocupações e alertas para hoje e amanhã (16). A atuação desse sistema deve provocar chuvas persistentes e ventos fortes, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

ALERTA: INMET divulga aviso de chuvas intensas com grau de severidade 'Perigo' para esta quinta e sexta-feira. As áreas afetadas são: Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, região metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense e Sul Catarinense.

Segundo a Defesa Civil de SC, até a sexta-feira (16) há um risco alto de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações em parte do Planalto Sul, na Grande Florianópolis, no Médio e Baixo Vale do Itajaí, no Litoral Norte e, principalmente, no Litoral Sul. Para o RS, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu ontem (14) um aviso de 'Perigo' para as regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense e Sul Catarinense, com riscos potenciais de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas entre hoje e sexta-feira (16).

Os maiores acumulados de chuva

De acordo com o INMET, as áreas que devem receber os maiores volumes de chuva até sexta-feira são a região metropolitana de Curitiba, o Norte catarinense, o Vale do Itajaí e Litoral Sul de São Paulo, com valores que podem passar de 100 milímetros em 24 horas, especialmente em locais da faixa litorânea.

Conforme as previsões do modelo europeu ECMWF, as chuvas já se espalham pelos três estados do Sul a partir da madrugada desta quinta-feira (15), com os maiores acumulados entre 70 e 90 mm e podendo até passar dos 200 mm em áreas do norte do RS, centro e litoral de SC, e no extremo leste do PR. Ao longo do dia, as chuvas devem ocorrer em forma de pancadas de intensidade moderada a forte na metade norte do RS; na região da Campanha e no extremo Sul gaúcho ela deve ser mais isolada.

alerta de chuvas intensas inmet
Os acumulados até o fim da semana podem chegar aos 300 mm entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.

Na sexta-feira (16), as precipitações devem ficar mais concentradas no leste e litoral de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul, e as pancadas mais fortes devem ser registradas na região serrana do estado gaúcho. Os valores acumulados podem chegar a 340 mm no oeste do RS e a 155 mm no norte de SC.

Previsão de fortes rajadas de ventos

O modelo europeu também indica que o ciclone provocará fortes ventos nas regiões litorâneas dos estados do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina durante sua atuação, com rajadas que podem superar os 80 km/h.

Nesta quinta-feira (15), são esperadas rajadas de intensidade moderada, com ventos de sul, nas áreas costeiras do RS e no litoral sul de SC, trazendo risco moderado associado aos ventos e agitação marítima.

alerta rajadas de vento
Rajada de vento na sexta-feira (16) podem chegar aos 100 km/h próxima da costa do norte do Rio Grande do Sul e do sul de Santa Catarina.

Já na sexta-feira (16), com a intensificação do ciclone, as rajadas ficam mais intensas e o maior risco para ventos fortes é no litoral sul de SC e em áreas do nordeste do RS, onde os ventos superam os 75 km/h e podem chegar até 100 km/h. O mar deve ficar muito agitado em SC, com alto risco de transtornos para as atividades de navegação e pesca. Contudo, no sábado, os ventos já enfraquecem.