INMET emite alerta de chuvas intensas para a Região Sul e volumes podem chegar aos 150 mm no início da semana

O avanço de uma frente fria pela Região Sul traz potencial de chuvas intensas e elevado volume no início da semana. Confira os avisos oficiais do INMET e os detalhes da previsão.

Alerta de chuvas intensas inmet
Alerta oficiais de chuvas intensas são emitidos pelo INMET. Os acumulados podem chegar aos 150 mm no início da semana.

Um frente fria passou a avançar pela Região Sul no último sábado (10) e, no estado do Rio Grande do Sul, já provocou chuvas de até forte intensidade e acumulados acima dos 50 mm, sendo de 60 a 80 mm na região metropolitana de Porto Alegre, segundo os pluviômetros do Cemaden e do INMET.

O sistema continua avançando pela Região Sul e ao longo deste domingo (11) muda o tempo em todo o estado de Santa Catarina, oeste, sul e leste do Paraná, trazendo potencial para chuvas intensas, segundo os avisos oficiais do INMET. Não descarta o risco de tempestades. Neste domingo (11), os acumulados podem chegar aos 30 mm no oeste catarinense, no oeste e sudoeste do Paraná.

No Rio Grande do Sul, o tempo firme já começa a predominar na metade sul e oeste do estado em virtude do avanço da massa de ar polar, que espalha o ar frio por todas as regiões gaúchas até o fim da tarde. As mínimas ocorrem no fim da noite e as temperaturas podem chegar aos 5°C no Sul, Campanha e região Central, aos 7 e 8°C no norte e Serra e aos 11°C na região metropolitana de Porto Alegre.

A seguir confira os alertas e os destaques da previsão para o início da semana.

Segunda-feira: alerta de chuvas intensas e de intensa queda das temperaturas

Com o avanço da frente fria, o tempo firme passa a predominar no Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina já durante a madrugada. No entanto, o sistema frontal favorece a ocorrência de chuvas intensas que podem acumular elevado volume em poucas horas. Assim, durante o período, há alerta para o oeste, sul e leste do Paraná, leste, porção central e norte de Santa Catarina.

Os acumulados podem chegar aos 75 mm no sul do Paraná e no norte de Santa Catarina. Entre o leste paranaense e o sul de São Paulo, há expectativa de acumulados acima dos 100 mm.

No decorrer da manhã, a frente fria não consegue avançar muito, mas é o suficiente para permitir a atuação da massa do ar polar em boa parte de Santa Catarina e em todo o oeste e sudoeste do Paraná. Porém, as chuvas continuam intensas no norte catarinense, no sul e leste paranaenses, passando a ocorrer na porção central e no norte do Paraná.

alerta chuvas intensas inmet
Acumulado de precipitação até a segunda-feira, segundo o modelo ECMWF.

No período da tarde, as chuvas continuam com forte intensidade, no centro-leste e norte do Paraná e no norte de Santa Catarina. Chuvas reduzem no norte catarinense a partir do fim do período e, no território paranaense, somente a partir do fim da noite, mas se mantêm com moderada intensidade nas regiões próximas à divisa com o estado de São Paulo.

No norte catarinense, no leste paranaense e no extremo sul de São Paulo, as chuvas intensas podem provocar alagamentos e, principalmente, deslizamentos.

No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina, com mínimas ocorrendo novamente no fim da noite, bem como nos estados de Santa Catarina e do Paraná. As temperaturas já atingem os 2 e 3°C na região Central, na Campanha, no Sul, em parte do Oeste do Rio Grande do Sul e nas regiões da Serra Gaúcha e Catarinense. Em Porto Alegre, mínimas de 8°C, de 15°C em Florianópolis e de 9°C em Curitiba.

Terça-feira: chuvas diminuem, mas ainda podem provocar transtornos

Na terça-feira (13), a massa de ar polar já consegue espalhar o ar frio por toda a Região Sul e a frente fria se encontra mais enfraquecida. No entanto, uma região de cavado consegue manter o tempo instável em boa parte até o norte do Rio Grande do Sul.

Assim, o dia fica nublado e com chuvas de fraca intensidade ocorrendo ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria no norte gaúcho e em praticamente todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná, sem chuva prevista somente nas localidades do oeste. Entre o leste do Paraná e o sul de São Paulo, há potencial para chuvas de até moderada intensidade, que podem somar mais volume, terminado o início da semana com acumulados de até 150 mm.

Há potencial para formação de geada em praticamente todo o estado do Ri Grande do Sul.

A sensação é de frio em toda a Região Sul e as mínimas variam de 2 a 4°C em boa parte do Rio Grande do Sul até a Serra Catarinense, com exceção para o leste gaúcho, onde as mínimas variam de 6 a 11°C, com previsão de 7°C na região de Porto Alegre. Nos demais estados, o tempo nublado não permite uma forte queda, mas as mínimas variam de 8 a 14°C, sendo mais elevadas no norte do Paraná. As máximas variam de 10 a 16°C em toda a Região Sul.