INMET emite alerta de riscos extremos devido às chuvas volumosas no Nordeste
As chuvas volumosas voltaram a castigar a costa leste do Nordeste e deverão provocar transtornos ao longo do final de semana. O INMET emitiu alerta de risco moderado a extremo para alguns estados da região, confira a previsão!
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de risco para quase todos estados da costa leste do Nordeste, desde Sergipe até o Rio Grande do Norte, devido às chuvas volumosas que já estão ocorrendo na região e deverão continuar ao longo do final de semana.
Esta sexta-feira (7) já começou com muitas chuvas em diversas cidades da região, que acabaram causando muitos transtornos. Em Pernambuco, a cidade de Recife entrou em estágio de alerta na manhã desta sexta devido às chuvas que ocorreram durante a noite e início da manhã, que deixaram diversos pontos de alagamento pela cidade. Por causa da chuva, o aeroporto Internacional do Recife teve suas operações comprometidas, tendo 7 voos cancelados e outros 10 transferidos para outras cidades.
Na capital da Paraíba, João Pessoa, o grande volume de chuvas também provocou muitos transtornos na cidade. De acordo com o INMET, João Pessoa registrou nesta sexta-feira o maior volume de chuva diária para o mês de julho desde 1961, com o registro de 178,4 mm acumulados de chuva, superando o antigo recorde de 150,1 mm do dia 05 de julho de 1963. Esse valor representa mais que a metade do acumulado esperado para todo o mês de julho!
Outras cidades do Nordeste, de acordo com as medições das estações meteorológicas do INMET, também registraram grandes acumulados de chuva entre as 8h de quinta-feira (06) e 8h desta sexta-feira (07) como a cidade de Palmares, Pernambuco, que registrou 86,4 mm, e Aracajú, Sergipe, com 57 mm.
Alerta para chuvas muito volumosas até domingo!
Nessa época do ano as chuvas na costa leste do Nordeste costumam ser mais volumosas devido, principalmente, a atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) mais próxima ao continente sul-americano. A proximidade da ASAS contribuiu para um escoamento de ventos em baixos níveis vindo de leste, que sopra perpendicularmente à costa leste do Nordeste. Esses ventos carregam uma grande quantidade de umidade vinda do Oceano Atlântico, que converge sobre a costa, contribuindo para formação de nebulosidade e chuvas.
Esse escoamento de umidade vindo do oceano tem sido o principal causador das chuvas na região nos últimos dias e deverá continuar nos próximos dias. Esse escoamento ainda ganhará o reforço de um cavado invertido nos baixos níveis da atmosfera. Essa combinação resultará em chuvas mais volumosas entre os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba que poderão superar os 50 mm até domingo (09), de acordo com as previsões do modelo ECMWF.
Devido a previsão de continuidade dessas chuvas volumosas, o INMET emitiu alerta de risco moderado e significativo, que valerá desde essa sexta até domingo, para todos os estados da costa leste do Nordeste, com previsão de acumulados da ordem de 50 a 100 mm por dia. O INMET também emitiu alerta de risco extremo aos estados de Pernambuco e Paraíba, incluindo as capitais, Recife e João Pessoa, que poderão registrar muita chuva ainda nesta sexta-feira, com regiões podendo superar o acumulado diário de 100 mm!