INMET emite alerta de tempestades e chuvas intensas para 11 estados do Brasil para esta quinta-feira

INMET emite alerta de chuvas intensas e tempestades, para 11 estados do Brasil. Confira quais locais possuem risco de tempo severo com raios e trovoadas.

previsão do tempo alertas inmet
INMET emite aviso de tempestades e chuvas fortes para 11 estados. Veja as áreas com risco de condições severas, incluindo raios e trovoadas.

A formação de um ciclone extratropical nesta semana trará potencial para tempo severo, com possibilidade de tempestades, raios e trovoadas em algumas regiões do país.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas, com grau de severidade de perigo potencial, para 11 estados do Brasil.

O alerta começou na manhã desta quarta-feira (23) e é válido até as 9h desta quinta-feira (24). São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes que podem variar de 40 a 60 km/h.

Previsão
INMET alerta para chuvas intensas e tempestades em estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Região Sul

O INMET emitiu um alerta para tempestades com grau de severidade de perigo em grande parte do Rio Grande do Sul, exceto no nordeste do estado, no extremo oeste de Santa Catarina e no extremo sudoeste do Paraná. Os ventos intensos previstos variam de 60 a 100 km/h, e o aviso é válido até as 23h da quinta-feira (24).

Entre a noite desta quarta-feira (23) e a manhã da quinta-feira (24), a frente fria deve chegar ao Sul do país, mais especificamente no sudoeste do Rio Grande do Sul, trazendo potencial de tempestades com raios e trovoadas.

Sul
Chuva prevista para o Sul nesta quinta-feira (24) mostra o avanço da frente fria sobre o estado do Rio Grande do Sul.

Ao longo da manhã de quinta-feira (24), o sistema avança sobre a porção centro-norte e a tarde segue para a metade norte do estado. Em Porto Alegre, as chuvas intensas estão previstas entre o início da tarde e o início da noite, com potencial de tempo severo. Ao longo da noite, a frente avança sobre os estados de Santa Catarina e Paraná.

Região Sudeste

O alerta de chuvas intensas no Sudeste abrange a metade oeste de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro, além do oeste, faixa costeira norte de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro. No entanto, não há alerta de chuvas intensas para o Espírito Santo.

Sudeste
Chuvas intensas devem vir acompanhadas de raios e trovoadas no Sudeste do país.

Entre o final da manhã e o início da tarde de quinta-feira (24), a frente fria avança sobre o Sudeste, atingindo o leste de São Paulo, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Espera-se chuvas de forte intensidade, acompanhadas de raios e trovoadas, como ilustrado no mapa de densidade de raios.

Durante a noite, as chuvas intensas devem ocorrer em forma de pancadas isoladas no centro-oeste de São Paulo, além do oeste e sul de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, a previsão para quinta-feira é de tempo nublado, com chuvas fracas ao longo do dia.

Região Centro-Oeste

As instabilidades também devem atingir a Região Centro-Oeste nesta quinta-feira (24), no período da tarde, entre a metade sul do Mato Grosso, leste do Mato Grosso, sul de Goiás e Distrito Federal.

Centro-Oeste
Previsão de chuvas e nuvens na tarde de quinta-feira (24) no Centro-Oeste.

O tempo continuará bastante nublado, com possibilidade de chuvas de forte intensidade. À noite, a probabilidade de tempo severo, com tempestades acompanhadas de raios e trovoadas, aumenta no sul do Mato Grosso e no leste de Goiás.

Região Norte

Na Região Norte, o alerta abrange o estado de Rondônia e extremo sul do Amazonas. Entre a noite de quarta-feira (23) e quinta-feira (24), o tempo permanece nublado com possibilidade de chuva fraca.

Região Norte
Previsão de chuvas e nuvens na tarde de quinta-feira (24) no Norte.

Na tarde de quinta-feira (24), chuvas de intensidade moderada a forte são esperadas de forma dispersa no centro-leste de Rondônia e norte do Acre. No restante do dia, as instabilidades perdem força e o tempo permanece nublado, com chance de chuvas ou chuviscos.

Chuva
Precipitação acumulada no centro-sul do país até a noite de quinta-feira (24).

Até o final da noite de quinta-feira (24), os maiores acumulados de chuva são esperados na Região Sul, especialmente no extremo norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, onde os volumes podem variar entre 60 e 90 mm em algumas cidades. No Sudeste, a previsão é de acumulados de até 60 mm no centro-norte de São Paulo, assim como no leste de Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste.