INMET emite alerta de tempestades para Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Acumulados de chuva podem chegar aos 300 mm!
Chuva está sendo causada por uma frente fria localizada entre o Sul e o Sudeste, e se intensificará severamente graças a um novo ciclone que se forma entre sexta (27) e sábado (28).
Uma frente-fria localizada entre o Sul e o Sudeste do Brasil esteve causando chuvas expressivas nestas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de tempestade ontem, na quarta-feira (25), com possibilidade de acumulados de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo em São Paulo, Mato Grosso do Sul e parte do Mato Grosso.
Os alertas continuam nesta quinta-feira (26), abrangendo todo o Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) além de grande parte do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Goiás e sul do Mato Grosso). Os acumulados podem chegar a 50 mm/dia e os ventos a 60 km/h.
As chuvas continuam ao longo dos próximos dias no centro-sul do Brasil?
A resposta curta é sim. Entre essa quinta (26) e sexta-feira (27), as chuvas serão frequentes em todo o Sudeste e grande parte do Sul e do Centro-Oeste, incluindo especialmente o Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Entre sexta (27) e Sábado (28), um novo sistema ciclônico vai se formar, causando tempestades ainda mais intensas na região Sul - em especial do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O sistema trará acumulados altíssimos e rajadas de vento intensas que podem causar danos em ambos os Estados.
Há previsão de acumulados que, até domingo (29), podem chegar a 300 mm de chuva no Paraná, em Santa Catarina e no sul do Mato Grosso do Sul. Nos demais Estados do Sudeste e do Centro-Oeste, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás, os acumulados podem passar dos 100 mm de chuva.
Essas tempestades previstas até o fim-de-semana podem causar danos expressivos, com risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de objetos altos, como placas, além de alagamentos e deslizamentos especialmente em áreas urbanas.
Além disso, devido ao avanço de uma massa de ar frio, as temperaturas podem cair levemente ao longo dos próximos dias no Sul, Sudeste e também no Mato Grosso do Sul. O frio, no entanto, não será tão expressivo e, embora seja sentido com maior intensidade no Rio Grande do Sul, não deve causar geadas tardias no território gaúcho.