INMET emite alerta laranja de chuvas intensas no feriado; veja detalhes da previsão do tempo
Tempestades se formarão na região Sudeste e Centro-Oeste durante o feriado de proclamação da república, além de atingir grande parte da região Norte e uma pequena porção da região Nordeste. Acumulados podem ultrapassar os 100 mm de chuva.
Após o avanço de uma frente fria ocasionar chuvas em todos os estados do Sudeste, a previsão é de que as chuvas intensas continuem ao longo dos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de chuva intensa que abrangem boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste ao longo dos próximos dias.
Isso ocorre porque existem condições para a formação do primeiro episódio de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) desta estação, um fenômeno meteorológico conhecido por causar grandes volumes de chuva e tempestades persistentes sobre o Brasil.
Quais serão os estados mais atingidos?
Previsões da METEORED indicam que as regiões destacadas pelo INMET serão afetadas por tempestades localmente intensas ao longo do feriado de proclamação da república, neste dia 15 de novembro. As tempestades devem se formar principalmente durante a tarde e a noite. Confira as regiões afetadas:
Na região Sudeste:
- Minas Gerais, especialmente nos municípios ao norte de Belo Horizonte;
- Espírito Santo;
- E com menor intensidade, norte de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Na região Centro-Oeste:
- Goiás;
- Distrito Federal;
- Mato Grosso, especialmente norte e nordeste do estado;
Na região Nordeste:
Na região Norte:
- Tocantins;
- Pará, especialmente no sudeste e sudoeste do estado;
- Amazonas, inclusive no centro do Estado;
- Roraima, especialmente ao oeste;
- E com menor intensidade, Acre e Rondônia.
Além dos Estados mencionados, previsões indicam que o sistema pode se deslocar um pouco para o Sul no sábado (16), voltando a formar pancadas de chuva intensas em boa parte do estado de São Paulo e no norte do Mato Grosso do Sul, ao mesmo tempo deixando o tempo mais firme e quente nos estados nordestinos ao longo do fim de semana.
Ao total, as tempestades tem o potencial de atingir praticamente toda a região Sudeste e o Centro-Oeste ao longo deste feriado e do fim de semana, além de grande parte da região Norte e uma pequena porção da região Nordeste. Os acumulados totais de chuva podem ultrapassar os 150 mm de chuva em alguns municípios localizados.
O que fazer em casos de tempestade?
Caso uma tempestade atinja seu município, se atente às seguintes recomendações para evitar transtornos:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Além disso, não estacione veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas altas, pois também há risco de quedas.
- Durante uma tempestade com raios, evite abrigar-se em construções pequenas como celeiros, tendas, quiosques e locais próximos à árvores, linhas de telefone e energia elétrica. Todos estes locais atraem raios e podem se tornar fatais.
- Se você estiver em casa, tente não utilizar aparelhos conectados à rede elétrica, pois eles podem conduzir a eletricidade e te ferir caso um raio atinja a região. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Em caso de emergência, contate o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199).