INMET emite alerta laranja para áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte: 7 estados sob risco de chuvas intensas
Há risco de chuvas volumosas que podem chegar a 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e descargas elétricas. As tempestades podem ocasionar cortes na energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso laranja, com grau de severidade “perigo”, abrangendo uma área que inclui sete Estados: Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e parte do Alto Paranaíba em Minas Gerais.
As tempestades podem ocasionar cortes na energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos (especialmente em áreas urbanas). Além disso, raios podem atingir árvores e quiosques ou construções pequenas, ocasionando danos e possíveis incêndios.
Tempestades abrangentes continuam ao longo da semana
Existem condições de instabilidade atmosférica e um corredor de umidade se formando sobre o país que serão capazes de impulsionar a formação de chuvas em todo o Sudeste e o Centro-Oeste ao longo dos próximos dias. Além disso, a formação de um ciclone na altura da região Sul impulsiona ainda mais a formação de tempestades no país.
Até o final desta quinta-feira (07), tempestades fortes serão registradas nos Estados destacados pelo alerta do INMET, com acumulados muito altos entre Paraná, São Paulo e Alto Paranaíba, onde tempestades severas são esperadas.
Na sexta-feira (08), embora o tempo fique mais estável na região Sul, tempestades ainda podem se formar em parte do Paraná, incluindo a região metropolitana de Curitiba. As tempestades continuam também atingindo praticamente todo o Centro-Oeste e o Sudeste.
No sábado (09), o sistema avança para o norte, o que reduz as chuvas sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ainda assim, as tempestades continuam nos demais estados do Sudeste e do Centro-Oeste e chegam a atingir a Bahia e Tocantins com intensidade significativa.
Ao total, os acumulados vão ultrapassar os 100 mm em diversos municípios do país até o Domingo (10) podendo, em algumas regiões localizadas, chegar até mesmo a acumulados próximos dos 200 mm de chuva.
O que fazer em casos de tempestade?
Caso uma tempestade atinja seu município, o INMET lista algumas instruções:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Além disso, não estacione veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas altas, pois também há risco de queda.
- Durante uma tempestade com raios, evite abrigar-se em construções pequenas e não protegidas como celeiros, tendas, quiosques e locais próximos à árvores, linhas de telefone e energia elétrica. Todos eles atraem raios e podem se tornar fatais.
- Se você estiver em casa, tente não utilizar aparelhos conectados à rede elétrica, pois eles podem conduzir a eletricidade e te ferir se um raio cair próximo a você. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).