INMET emite alertas amarelo e laranja de chuvas intensas para 17 estados nesta terça-feira

O canal de umidade continua ativo sobre o Brasil, o que provoca chuvas fortes chuvas e tempestades isoladas sobre boa parte do país. Para terça-feira (07) há alertas amarelo e laranja de chuvas intensas para 17 estados.

As chuvas registradas nos últimos dias sobre grande parte do Brasil ocorreram devido à presença de um canal de umidade que começou a se formar na última sexta-feira (03). O sistema ainda deve atuar nos próximos dias e aumentar as chances de chuvas intensas e tempestades isoladas.

Esta terça-feira (07) será um dia típico de verão no Brasil, com chuvas que vão ocorrer ao final da tarde em áreas do Norte, Centro e Sudeste do país. Por outro lado, a Região Sul terá tempo estável e ausência de nuvens, com exceção do litoral de Santa Catarina e do Paraná.

Alerta amarelo e laranja de chuvas intensas para esta terça-feira (07), segundo o INMET.
Alerta amarelo e laranja de chuvas intensas para esta terça-feira (07), segundo o INMET.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 17 estados e o Distrito Federal estão sob alerta amarelo e laranja para chuvas intensas nesta terça-feira: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Amapá, Amazonas, Acre e Rondônia.

A seguir, trazemos os alertas e a previsão do tempo com mais detalhes para esta terça-feira (07).

Terça-feira

No decorrer da madrugada, são previstas chuvas que poderão ser de forte intensidade sobre o sul do Amazonas e o leste do Acre, podendo afetar a capital Rio Branco. Outras localidades do país também devem registrar precipitação durante a madrugada.

No Centro-Oeste, o Mato Grosso tem previsão de chuvas mais intensas, principalmente sobre o centro-leste do estado.

Já no Nordeste, as chuvas mais fortes ocorrerão na porção central do Maranhão e no extremo sul do Ceará. Há previsão de chuva também para o interior da Bahia, porém com fraca intensidade. No Sudeste, as chuvas mais intensas vão atingir o oeste e o centro de Minas Gerais, e pode alcançar regiões da grande Belo Horizonte.

Chuva prevista para a tarde de terça-feira (07).
Chuva prevista para a tarde de terça-feira (07).

Durante a manhã, a possibilidade de chuva intensa aumenta sobre o extremo sul do estado de Goiás e o norte do Mato Grosso do Sul. Nas áreas em que, durante a madrugada, as chances de tempestades eram grandes, no início da manhã elas vão diminuir. Porém, as ocorrências de chuvas mais fracas irão se espalhar pelo país. Pancadas de chuva começarão a ocorrer no Triângulo Mineiro, no norte do Mato Grosso do Sul, no Piauí, no Amapá e no Amazonas.

Riscos de tempestades aumentam no período da tarde, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás devem ficar atentos.

A tarde de terça-feira (07) será marcada por muita instabilidade sobre boa parte do país. O potencial para a ocorrência de chuvas intensas e tempestades isoladas aumenta sobre o Vale do Paraíba e a região metropolitana de São Paulo, todo o estado de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul de Goiás, norte do Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão, e leste do Tocantins. Na porção Norte do país, as exceções ficam por conta do norte do Amazonas e do estado de Roraima.

Mapa de densidade de raios para a terça-feira (07) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.
Mapa de densidade de raios para a terça-feira (07) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.

A atenção deverá ser redobrada nos estados com alerta laranja, onde as chuvas podem chegar a 100 mm/dia e os ventos podem ultrapassar 60 km/h. Com isso, transtornos poderão ser registrados no centro-norte de Minas Gerais, centro de Goiás, leste do Mato Grosso, centro-sul do Piauí e Maranhão, além dos Estados do Pará e do Amapá.