INMET emite alertas de chuva intensa para 500 municípios de Minas Gerais: Meteored prevê 140 mm até o fim da semana
Chuvas volumosas podem atingir o estado mineiro ao longo dos próximos dias, afetando 500 municípios com volumes altos de chuva, possibilidade de alagamentos e outros tipos de danos em áreas urbanas e rurais.
Nos últimos dias, pancadas de chuva têm se formado com bastante frequência no Sudeste do Brasil. As condições atmosféricas de circulação do vento, umidade e calor deixam a atmosfera instável, especialmente durante a tarde, ocasionando na formação de pancadas de chuva isoladas que têm atingido diversos municípios.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas para grande parte de Minas Gerais devido à esta situação. Há risco de chuvas de até 50 mm por dia, ventos intensos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo nos municípios mais próximos do Sul mineiro, Campo das Vertentes e Zona da Mata.
Chuvas intensas atingem Minas Gerais nos próximos dias
As pancadas de chuva devem se formar especialmente durante a tarde, quando as condições são mais propícias, e podem atingir 500 municípios de Minas Gerais. As tempestades continuarão se formando ao longo desta semana.
Além disso, vão se manter também condições para formação de rajadas de vento fortes, especialmente a partir de Quinta-Feira. Os ventos podem chegar a 60 km/h, causando a queda de galhos de árvores e objetos altos como placas e letreiros.
Ao total, previsões da Meteored mostram que há condições para formação de chuva em praticamente todos os municípios de Minas Gerais. Os acumulados chegam a 100 mm em alguns municípios até sexta-feira, o que impulsiona a possibilidade de enchentes em rios e alagamentos em áreas urbanas.
Até o final do Domingo (3), com a continuidade das chuvas, os acumulados totais de chuva podem ser ainda maiores, chegando a 140 mm de chuva em algumas regiões.
Espírito Santo também registrará volumes altos de chuva
O Espírito Santo também pode ser atingido por acumulados de chuva intensa, especialmente no litoral de Vitória e Linhares, onde os volumes totais podem ultrapassar os 130 mm. o INMET divulgou alertas para risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e possibilidade de transbordamentos de rios.
Essas tempestades de verão são um fenômeno típico em muitas regiões do Brasil durante os meses mais quentes do ano (de dezembro a março), e geralmente ocorrem durante a tarde ou no início da noite e se formam através de um processo de convecção na atmosfera.
Para conferir atualizações da previsão e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município no próximo fim de semana, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.