INMET emite aviso de chuvas intensas para mais 1000 municípios do Sudeste no início da semana; veja os detalhes

Semana começa com risco de tempestades e de chuvas intensas em boa parte da Região Sudeste. O INMET emite avisos de chuvas intensas e “perigo potencial” para mais de 1.000 municípios.

As chuvas vão aumentar nesta semana em boa parte do Brasil e a Região Sudeste está no risco das chuvas mais intensas e os maiores acumulados do país nos próximos dias. O maior potencial está para os estados de São Paulo e de Minas Gerais.

Já para esta segunda-feira (04), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso de “Perigo Potencial” de chuvas intensas para todo o estado de São Paulo, boa parte de Minas Gerais, parte do Rio de Janeiro e para uma pequena parcela do Espírito Santo. No total, são mais de 1.000 municípios sob alerta.

INMET
Avisos do INMET para a segunda-feira. Instituo emite "Perigo Potencial" para vários estados do Brasil.

Segundo a nossa análise da equipe da Meteored Brasil, é muito provável que o INMET mantenha os avisos de chuvas intensas para toda a semana, ampliando as regiões de risco e intensificando o grau de periculosidade.

Os mapas de previsão, que correspondem ao nosso modelo de confiança, o ECMWF, traz acumulados que podem superar os 200 mm até a sexta-feira (08) sobre São Paulo e Minas Gerais. A seguir confira a previsão da Meteored para o início da semana.

Segunda-feira: chuvas intensas sobre São Paulo e Minas Gerais

A segunda-feira (04), será de tempo nublado em boa parte da Região Sudeste, com exceção no extremo norte e noroeste de Minas Gerais e regiões próximas ao leste de Goiás. No restante, muita nebulosidade e ocorrência de chuva já pela manhã. Previsão de chuva fraca e mais contínua, no Espírito Santo, e ocorrendo de forma intercalada com período de melhoria, no centro-leste de Minas Gerais.

Os acumulados até a terça-feira podem chegar aos 100 mm no estado de São Paulo.

Já no estado de São Paulo, há potencial de chuvas de fraca a moderada intensidade, com chuvas mais intensas ocorrendo na porção central, no oeste, sul e leste. Na região mineira do Triângulo Mineiro, há possibilidade de chuva moderada, mas ocorrendo de forma pontual.

alerta de tempestades
Mapa de densidade de raios ajuda a realçar as regiões com maior probabilidade de tempestades. A previsão é referente à tarde da segunda-feira.

A partir da tarde, há alerta de chuvas intensas, com possibilidade de tempestades no centro-sul, leste, oeste e noroeste de São Paulo, incluindo a região da capital paulista, e na região do Triângulo Mineiro. Na porção central, sul e leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, há possibilidade de pancadas isoladas. No Espírito Santo, as chuvas diminuem de intensidade e há chance de abertura do tempo.

Terça-feira: alerta de chuvas intensas e tempestades se mantém

Na terça-feira (05), o tempo fica nublado em toda a Região Sudeste, com previsão de chuvas mais intensas, ocorrendo com até moderada intensidade, pela manhã no centro-norte e oeste de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro. Chuva fraca é prevista no leste paulista, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. No Espírito Santo, as chuvas ocorrem de forma muito pontual e intermitente.

alerta região Sudeste
Mapa de densidade de raios ajuda a realçar as regiões com maior probabilidade de tempestades. A previsão é referente à tarde da terça-feira.

A partir da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e trazem risco de chuvas intensas e de tempestades em todo o estado de São Paulo, no sul do Rio de Janeiro e na região do Triângulo Mineiro. Nas demais regiões de Minas Gerais, há previsão de pancadas isoladas, que poderiam ocorrer com tempestades pontuais e de curta duração. No Espírito Santo, as chuvas ocorrem com no máximo fraca intensidade.