INMET emite avisos de baixa umidade, mas uma frente fria muda o tempo em parte do Sudeste do Brasil
Previsões indicam que uma frente fria trará nebulosidade e chuva para parte da região sudeste, fazendo as temperaturas caírem em algumas capitais. Ainda assim, o calor e o tempo seco continuam fortes na região central do Brasil.
O tempo seco e quente no Sudeste do Brasil está persistindo já a muito tempo. Nos últimos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de baixa umidade relativa do ar para parte de São Paulo e de Minas Gerais, com valores girando entre 30% e 20%, o que aumenta o risco de incêndios florestais e problemas de saúde, especialmente doenças respiratórias.
Além disso, as temperaturas máximas têm ultrapassado constantemente os 33ºC. Nesta terça-feira (25), diversos municípios do Sudeste registraram valores altíssimos de temperatura, especialmente levando em consideração que estamos em um mês de inverno. Entre eles, destacam-se:
- Ariranha (SP): 35,7ºC
- Itaobim (MG): 33,7ºC
- São Romão (MG): 33,6ºC
- Valparaíso (SP): 33,6ºC
- Ituiutaba (MG): 33,4ºC
- Barretos (SP): 33,1ºC
- Jales (SP): 33,0ºC
Tempo pode mudar e temperaturas caem na quinta-feira
Nesta quinta-feira, o avanço de uma frente fria vai formar bastante nebulosidade em parte do Sudeste, o que ajuda a bloquear o sol ao longo dos próximos dias e, assim fazer as temperaturas caírem levemente, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Além disso, o sistema trará chuva fraca para os municípios do extremo leste e litoral de São Paulo e também para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, o que também ajuda a trazer um alívio para o calor nas capitais destes estados.
Ainda assim, a massa de ar frio que atua sobre a região Sul ainda não deve avançar para o Sudeste, e os acumulados de chuva esperados são baixos. O resultado é que, na maior parte do interior do Sudeste, não há previsão de queda significativa nas temperaturas, o que faz com que o tempo continue muito seco ao longo dos próximos dias, e quente, com temperaturas máximas que continuam ultrapassando os 30ºC em alguns municípios.
Não só isso, mas o tempo continuará seco ao longo dos próximos dias, com umidades relativas que continuam girando em torno de 20% a 30%. Num geral, umidades relativas abaixo de 30% já configuram cenários de atenção, onde se deve tomar precauções para evitar problemas de saúde.
Isso significa que, apesar do alívio momentâneo que ocorrerá nos municípios mais próximos do litoral, o calor e o tempo seco continuarão pelo menos até domingo (30), quando previsões indicam que uma massa de ar frio pode finalmente avançar pelo Sudeste e trazer um alívio mais sólido para essa onda de calor e baixa umidade relativa que está assolando o Brasil central.
Até lá, para conferir os valores exatos de umidade relativa e temperatura que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.