INMET emite avisos de onda de calor e a meteorologista Karen Teixeira alerta para a baixa umidade e risco de incêndios
Temperaturas máximas devem ficar 5°C acima da média, alerta INMET. Umidade do ar pode atingir níveis de 30% em algumas cidades do país. Confira os detalhes do alerta de onda de calor.
Estamos a poucos dias do início do inverno, mas o tempo será seco e quente na maior parte do Brasil nexta sexta-feira (14). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de onda de calor para o centro-sul do Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná e oeste de São Paulo.
O aviso do INMET é válido até a noite desta sexta-feira (14), onde as temperaturas máximas podem ultrapassar facilmente os 30°C entre a região Centro-Oeste e Sudeste. Confira as temperaturas máximas previstas para a tarde desta sexta-feira (14):
- Corumbá (MS): 34°C
- Campo Grande (MS): 30°C
- Presidente Prudente (SP): 31°C
- São José do Rio Preto (SP): 31°C
- Nova Londrina (PR): 30°C
- Porto Figueira (PR): 31°C
A previsão é de que ao longo desta sexta-feira (14) e no final de semana, as temperaturas máximas fiquem entre 30 e 35°C durante o período da tarde, principalmente na porção central do país. Vale lembrar que a sensação térmica pode ser ainda maior, por isso é importante reforçar a hidratação, uma vez que os valores de umidade relativa do ar podem ficar abaixo de 30%.
No estado do Mato Grosso do Sul, a umidade relativa do ar fica entre 20 e 30% nesta tarde de sexta-feira, no oeste de São Paulo, entre 30 e 35% e no noroeste do Paraná, entre 30 e 40%. O tempo muito quente e seco é considerado estágio de atenção e os moradores devem tomar precauções para evitar problemas de saúde.
No sábado (15), as temperaturas continuam elevadas desde o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná e oeste do estado de São Paulo. Em Cuiabá, a temperatura máxima prevista é de 34°C, em Campo Grande é de 30°C e em Araçatuba, no oeste de São Paulo, é de 31°C nesta tarde de sábado.
Atenção para o risco de incêndios!
Com isso, o risco de incêndios florestais tende a aumentar diante destas condições de altas temperaturas e baixa umidade do ar, uma vez que o material orgânico seco acelera a propagação de possíveis incêndios.
Essa condição agrava o cenário atual de foco de incêndios em relação ao ano de 2023. O pantanal já registra uma aumento de 900%, sendo o aumento de total em todos os biomas equivalente a 56%, tudo isso frente a pior seca nos últimos 700 anos no cerrado brasileiro.
A baixa umidade, a vegetação mais seca, o aumento da temperatura, aliados aos ventos fortes ajudam na propagação rápida de incêndios.
Os níveis de umidade relativa do entre 20 e 30% é considerado estado de atenção, de 12 a 20% é estado de alerta e abaixo de 12%, estado de emergência. E neste sábado (15), a umidade deve se manter baixa no centro-sul do país.
Na tarde de sábado (15), os valores de umidade relativa do ar variam entre 30% e 40% na porção central do Brasil, e em pontos isolados pode chegar a níveis inferiores a 30%, como por exemplo no estado do Mato Grosso. Recomendações para amenizar os efeitos da baixa umidade do ar:
- Beba bastante água;
- Evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h;
- Evite ambientes onde há fumaça de cigarro;
- Não queime lixo nem provoque queimadas;
- Use umidificadores de ar em casa e no trabalho, ou deixe potes com água e toalhas úmidas no ambiente.
Em caso de incêndio, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar.