INMET emite avisos de tempestades para a Região Sul e o meteorologista Tiago Robles alerta para volumes elevados em 24h
A semana começa com avisos meteorológicos de tempestades emitidos pelo INMET. Além disso, o nosso meteorologista Tiago Robles nos alerta para acumulados de 50 a 80 mm em apenas 24 horas nesta segunda-feira.
O processo de formação de uma frente fria traz o risco de chuvas intensas e de tempestades para a Região Sul do Brasil já no início desta semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para o risco de tempestades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nesta segunda-feira (23), com o grau de gravidade de “Perigo”.
Os acumulados elevados para o período de 24 horas também é um alerta devido às condições atuais dos rios no norte do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina, que podem transbordar facilmente. A previsão é de 30 a quase 80 mm nessas áreas, com maiores volumes sendo previstos para a região de divisa dos estados, que afeta diretamente a região de Serra do Rio Grande do Sul.
Detalhes sobre os alertas meteorológicos
As instabilidades ganham intensidade ao longo da noite do domingo (23) sobre a metade norte e leste do Rio Grande do Sul e, no início da madrugada, provocam pancadas de até forte intensidade, que podem ocorrer como tempestades, nas Missões, Norte, Serra e litoral norte do território gaúcho. Em Santa Catarina, há previsão de chuvas no oeste, no do estado e nas regiões de divisas entre os dois estados.
Ao longo da madrugada, a intensidade das chuvas aumenta muito e há elevado potencial para eventos de chuvas fortes e de tempestades nas regiões citadas anteriormente. Essa condição se mantém até o início da manhã.
Com o avanço da frente fria já formada, as instabilidades se deslocam um pouco mais para norte durante o período da manhã. No entanto, há risco de chuvas intensas e de tempestades para o norte do Rio Grande do Sul, oeste, centro-sul e leste de Santa Catarina, e extremo oeste e sudoeste do Paraná.
No período da tarde, os alertas se concentram em todo o estado de Santa Catarina, sul, sudoeste e oeste do Paraná, devido ao risco de chuvas de moderada a forte intensidade e para o potencial de tempestades. Para o Rio Grande do Sul, não há mais riscos.
No período da noite, os alertas ficam mais restritos ao norte de Santa Catarina, ao sul, oeste e, agora, ao leste do Paraná. As chuvas de moderada a forte intensidade continuam até a madrugada da terça-feira (25).