Intensa frente fria causa brusca queda das temperatura e risco de tempestades severas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Previsões indicam chuvas volumosas com possibilidade de granizo e alagamentos severos especialmente no Sul e no Sudeste. Além disso, a frente fria quebra a onda de calor e faz as temperaturas caírem bruscamente no centro-sul do país.

A tão falada frente fria, já anunciada desde a semana passada aqui na Tempo.com, está finalmente avançando pelo país e promete finalmente amenizar o calor que tem sido registrado especialmente no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No entanto, o sistema também trará tempestades severas.

Quando uma massa de ar frio, vinda das regiões polares, se desloca e encontra massas de ar quente nas regiões tropicais, causa instabilidade atmosférica e tempestades intensas. A região de encontro dessas massas de ar é chamada de Frente Fria.

Ao longo desta quinta-feira (21), a frente avança pelo Sul do país. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem registrar tempestades severas. Há risco de eventos extremos de granizo e até mesmo tornados. No final do dia, as chuvas intensas estarão chegando a São Paulo e Mato Grosso do Sul também.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de tempestade para a maior parte da região Sul. Há risco de chuvas intensas superiores a 100 mm/dia, rajadas de vento superiores a 100 km/h, e queda de granizo. O órgão também apontou grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Na sexta-feira (22), uma alta pressão passa a predominar na região Sul, inibindo a formação de chuvas e deixando o tempo predominantemente firme em todos os Estados. Há apenas possibilidade de chuvas fracas no litoral e norte do Paraná, e no litoral de Santa Catarina.

O sistema, no entanto, avança para o Sudeste e Centro-Oeste, e há possibilidade de tempestades severas em todos os Estados - Inclusive São Paulo e Rio de Janeiro, onde os acumulados totais podem chegar a assustadores 500 mm de chuva na região litorânea.

Mapa de densidade de raios nesta quinta-feira (21) durante a tarde.
Mapa de densidade de raios nesta quinta-feira (21) durante a tarde sinaliza a chegada da frente fria ao Sudeste. Há possibilidade de tempestades severas, acumulados altos e granizo.

Caso seu município seja atingido por tempestades severas, recomenda-se:

  • Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de enxurrada, ou similar, proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.
  • Caso necessário, contatar a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Após tempestades severas, a temperatura cai de maneira brusca no Sul

Após a passagem da chuva intensa, uma massa de ar frio avança pelo país e faz as temperaturas caírem bruscamente. Durante a noite de quinta-feira (22), já será possível sentir temperaturas mais amenas em toda a região Sul. Mas o frio de verdade será sentido a partir do dia seguinte.

Na sexta-feira (22), as temperaturas caem de maneira expressiva no Sul. Em Florianópolis, as temperaturas máximas caem de 36°C para 25°C; Em Curitiba, as máximas caem de 30°C para 20°C, e em Porto Alegre os termômetros despencam de 30°C para 23°C. Em alguns pontos do Rio Grande do Sul e da Serra Catarinense, as temperaturas mínimas podem chegar a valores inferiores a 10°C.

temperatura, massa de ar frio
Previsão de temperaturas mínimas para sexta-feira (22) durante a madrugada apontam que partes do Rio Grande do Sul e da Serra Catarinense podem registrar valores em torno de 9°C.

A partir da sexta-feira (22), as temperaturas também começam a cair no Sudeste e no Centro-Oeste, mas as temperaturas mais amenas serão sentidas especialmente a partir do Sábado (23), quando as temperaturas podem cair mais de 10°C em relação ao que estava sendo registrado anteriormente.

Nesta quinta-feira (21), São Paulo capital deve registrar mínima de 21°C e máxima de 31°C. Já no sábado (23), a máxima prevista é de 20°C, com mínima de 16°C - o que significa que a frente fria causará uma queda evidente e bastante acentuada nas temperaturas.

Ainda assim, vale frisar que não há risco de geadas no Brasil.

Tempestades e temperaturas amenas continuam durante o fim de semana

Além da queda de temperaturas que se torna evidente em todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste durante o fim de semana, tempestades também continuarão atingindo o país. No sábado (23), chuvas intensas atingem a maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste, embora em São Paulo e no Mato Grosso do Sul haja previsão apenas de chuvas fracas e pouco expressivas.

No domingo (24), a situação continua similar: Há risco de tempestades no Sudeste inteiro, exceto norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, e também no Centro-Oeste inteiro, exceto Mato Grosso do Sul. As temperaturas também continuam amenas nessas regiões.

EM RESUMO, tempestades severas atingirão o Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao longo dos próximos dias, e haverá uma queda de temperaturas brusca a partir de sexta-feira, que faz os termômetros caírem 10°C ou mais.

Para conferir as temperaturas e acumulados de chuva exatos previstas para a sua cidade, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade específica aqui no site da Meteored | Tempo.com.