Intensa massa de ar polar chega ao Sudeste e Centro-Oeste na próxima semana. O ar frio pode chegar até o Norte do Brasil

O frio vai ganhar mais intensidade na próxima semana com o avanço de uma intensa onda de frio pela América do Sul. No Brasil, as temperaturas tendem a cair do Sul até a região Norte.

onda de frio
Intensa onda de frio está prevista para a próxima semana e pode derrubar as temperaturas de maneira abrangente chegando ao Norte do país.

Com a formação de uma forte frente fria seguida por uma intensa onda de frio, a primeira quinzena de julho tende ser marcada por temperaturas extremamente baixas e ainda jamais vistas no inverno deste ano.

O frio estava demorando a chegar, e agora já temos a projeção de intensas ondas de frio de maneira consecutiva. Será que o frio realmente veio para ficar desta vez?

A neutralidade no Oceano Pacífico Equatorial ainda abre margens para dúvidas, visto que o El Niño demorou mais para ir embora e o La Niña parece bem enfraquecido e com baixas chances por enquanto.

Segundo atualizações da NOAA, existe cerca de 65% de chance para instalação do La Niña nesse trimestre entre julho, agosto e setembro. Ainda que a fase fria do ENOS não tenha se instalado, a neutralidade com leve viés negativo já vem chamando a atenção devido as intensas ondas de frio neste começo do inverno.

O fenômeno La Niña é conhecido no Brasil por intensificar o frio durante o inverno, em que possibilita e projeta as ondas de frio mais ao norte, ou seja, as baixas temperaturas não ficam restritas apenas ao Sul como podem chegar até ao Sudeste, ao Centro-Oeste e algumas vezes, até mesmo ao Nordeste e Norte.

Intensa onda de frio na próxima semana

Já foi noticiado pela Meteored BR que uma intensa onda de frio tem avançado pelo Chile e pela Argentina, com temperaturas que podem chegar a -10°C. Esse frio tende caminhar em direção ao Uruguai e ao Brasil no fim de semana.

Ao chegar em território brasileiro, a onda de frio vai perder força ou pode avançar de forma abrangente? A resposta é: se preparem para o frio intenso! Segundo as simulações mais recentes do modelo europeu ECMWF, a intensa onda de frio será destaque nesta primeira quinzena de julho em boa parte do Brasil.

anomalia
Mapa de anomalia de temperatura semanal do modelo europeu ECMWF projeta onda de frio intensa na próxima semana até o Norte do Brasil. Fonte: ECMWF

O mapa acima mostra a projeção desse frio com anomalias negativas de temperatura (áreas em azul do mapa) desde o Rio Grande do Sul até Rondônia. A tendência é que isso aconteça nos próximos dias, com o frio atingindo o sul gaúcho já neste sábado (6) e depois avançando mais pelo país.

O frio tende a se espalhar e se intensificar sobre o Brasil no decorrer da semana que vem, principalmente a partir de meados da semana com o avanço da onda de frio de maneira continental gerando alto risco para geadas com potencial para danos em lavouras de café e de milho, isso sem falar das hortaliças que mais sensíveis.

frio
Mapas mostram intensificação e abrangência do frio a partir da semana que vem com a chegada da nova e intensa onda de frio no Brasil.

Na madrugada da quarta-feira (10) existe possibilidade de temperaturas negativas no sul gaúcho e temperaturas abaixo de 4°C em diversas localidades não só do Rio Grande do Sul, como em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Na quinta (11) e na sexta (12) não será muito diferente ainda com possibilidade de baixas temperaturas.

frio
Frio mais abrangente e mais intenso no Brasil está previsto para o próximo sábado (13) com tendência de temperaturas negativas no Sul.

Como os mapas acima mostram, a tendência é de intensificação do frio nos dias seguintes, principalmente no sábado (13) onde são esperadas temperaturas negativas em uma área abrangente no Sul do Brasil, dessa vez desde a campanha gaúcha até o planalto paranaense.

Vale ressaltar que o frio será bem mais intenso no Sul, mas áreas mais ao sul no estado de Mato Grosso do Sul e de São Paulo não ficarão de fora da influência dessa intensa onda de frio, ou seja, um fim de semana bem gelado é esperado.