Intensa mudança do tempo acontece a partir desta sexta-feira: alerta de muita chuva pelo Brasil nos próximos dias

A partir desta sexta-feira, tempestades atingem praticamente toda a região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e do Nordeste. O tempo chuvoso deve perdurar ao longo do fim de semana.

Nesta quinta-feira, há pelo menos três grandes sistemas meteorológicos atuando pelo Brasil. O primeiro é uma baixa pressão na altura da região Sul; O segundo é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), atingindo parte do litoral norte e ajudando chuvas a se formarem no Amapá; e o terceiro é um corredor de umidade que, de acordo com a Marinha Brasileira, já é classificado como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atingindo parte do Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Previsão de probabilidade de chuva na sexta-feira durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva na sexta-feira durante a tarde ilustra regiões onde há maior chance de pancadas de chuva no Brasil, incluindo boa parte do território do país.

Ao longo da sexta-feira (20), a baixa pressão sobre a região Sul vai se aprofundar e se tornará um ciclone, se dirigindo em direção ao oceano Atlântico. A frente fria associada ao fenômeno, no entanto, irá avançar pelo país, causando chuvas e reforçando as condições instáveis já solidificadas pela ZCAS na porção central do país, o que pode trazer muitas chuvas para o Brasil ao longo dos próximos dias.

Fim de semana será chuvoso em boa parte do país

Na sexta-feira (20) durante a madrugada e a manhã, chuvas volumosas se formam no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Conforme o ciclone se afasta para o oceano, o tempo vai ficando mais firme até o fim do dia. No Paraná, as chuvas podem continuar durante o dia inteiro.

Enquanto isso, pancadas de chuva se formam em praticamente todo o Sudeste, Centro-Oeste e Norte; e na região Nordeste, ao Sul e Oeste da Bahia, e ao sul do Maranhão e do Piauí.

Já no sábado (21), a tendência é de chuvas mais fracas na região Sul do Brasil, enquando muitos municípios registram tempo firme. Em todas as demais regiões mencionadas - Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte da Bahia, Maranhão e Piauí - há risco de pancadas de chuva, especialmente durante a tarde.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso para chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo. Há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, enchentes e alagamentos.

No domingo (22), uma nova frente fria avança e volta a formar pancadas de chuva na região Sul. Enquanto isso, continua a possibilidade de chuvas em praticamente todo o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e do Nordeste. Ao todo, os maiores acumulados serão registrados na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde podem chegar a 100 mm de chuva até o final do Domingo.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do Domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do Domingo mostra que tempestades atingem praticamente todo o país, com volumes de até 100 mm em alguns municípios.

A única exceção são os municípios mais ao norte da região Norte, incluindo Belém, Macapá e Boa Vista, onde o tempo fica predominantemente firme ou com chuvas fracas; e boa parte do interior do Nordeste, onde o tempo continua firme ao longo dos próximos dias.

EM RESUMO, o tempo no Brasil se manterá predominantemente chuvoso até domingo. Tempestades atingem praticamente toda a região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e do Nordeste, atuando especialmente durante a tarde e a noite. Há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, enchentes e alagamentos.

Para conferir atualizações e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município ao longo dos próximos dias, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.