Intensa mudança do tempo traz risco de tempestades severas no Sudeste no próximo fim de semana
Após passar por um período de tempo mais seco, ensolarado e muito quente, o Sudeste voltará a registrar tempestades intensas durante o próximo fim de semana. Há risco de rajadas de vento fortes e acumulados de até 100 mm.
O Sudeste está passando por um período de relativa calmaria em termos de chuva. Há apenas possibilidade de pancadas rápidas e moderadas, conforme aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) - Há risco de chuvas de 20 a 30 mm/h e rajadas de vento de até 60 km/h em São Paulo, Minas Gerais e sudoeste do Rio de Janeiro.
Ainda assim, o tempo permanece predominantemente aberto, ensolarado e seco na maior parte dos municípios ao longo dos próximos dias, situação que é acompanhada por uma elevação nas temperaturas. Até o final da semana, as temperaturas máximas, geralmente atingidas durante a tarde, ficam acima dos 30°C.
As previsões, no entanto, indicam que a situação pode mudar a partir desta sexta-feira (19). O avanço de uma frente fria e subsequente formação de um ciclone na altura do Sudeste pode causar uma mudança brusca no padrão meteorológico da região.
Tempestades generalizadas retornam ao Sudeste no fim de semana
Até a quinta-feira (18), a situação no Sudeste se mantém relativamente estável. Continua havendo possibilidade de pancadas rápidas de chuva, mas o tempo permanece predominantemente ensolarado e quente na maior parte dos municípios.
Já na sexta-feira (19), no entanto, tempestades começam a se formar em praticamente todos os Estados da região, graças ao avanço de um sistema que se encontrava antes no Sul do Brasil. O tempo severo pode causar cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e deslizamentos.
Existe possibilidade de chuvas fortes ultrapassando os 100 mm acumulados, inclusive no Rio de Janeiro - onde tempestades com volumes similares já causaram alagamentos e pelo menos 12 mortes nos últimos dias.
A exceção são os municípios localizados ao norte, mais próximos da Bahia, onde o tempo continua seco. Isso inclui o Norte de Minas Gerais, a região de Jequitinhonha e do Vale do Mucuri, e também o noroeste e litoral norte do Espírito Santo. Há, no entanto, risco de rajadas fortes de vento que podem chegar aos 50 km/h.
Já ao longo do fim de semana, tanto no Sábado (20) quanto no Domingo (21), as tempestades vão atingir também esses municípios ao norte e, graças à isso, pancadas de chuva devem se formar em todos os quatro Estados do Sudeste, principalmente durante a tarde. Isso significa que este fim de semana será chuvoso em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Durante o fim de semana, haverá também um avanço de uma massa de ar frio por todos os Estados, que deve aliviar o calor excessivo dos dias anteriores. Não há previsão de frio intenso, mas as temperaturas voltarão para patamares mais próximos da média.
Confira a previsão de temperatura mínima / máxima para as capitais do Sudeste durante o próximo domingo (21):
- São Paulo: 19°C / 24°C
- Rio de Janeiro: - 23°C / 27°C
- Belo Horizonte: - 19°C / 27°C
- Vitória: 24°C / 30°C
Para conferir exatamente como o tempo estará no seu município durante este fim de semana, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.