Onda de calor: "Brasil será um dos lugares mais quentes da Terra na próxima semana", analisa Luiz Felippe Gozzo

Onda de calor segue com força especialmente na região Centro-Oeste, e os modelos preveem que teremos temperaturas comparáveis aos desertos mais quentes do planeta no início da próxima semana.

previsão, ecmwf, anomalia de temperatura
Ao longo dos próximos dias, as temperaturas devem ficar até 10oC acima do normal para o mês de setembro no centro-sul do Brasil, configurando uma onda de calor histórica

Desde o início de setembro, o Brasil vem enfrentando uma onda de calor de proporções históricas, com várias cidades da região Centro-Oeste registrando máximas superiores aos 40°C.

Uma frente fria passando pelo Oceano Atlântico e uma massa de ar um pouco menos quente atrás dela deixaram as temperaturas ligeiramente mais amenas em algumas regiões entre a quinta e a sexta-feira (o calorão continuou - apenas um pouquinho menos intenso). Mas esse leve refresco já vai passar, e a onda de calor voltará a ganhar mais intensidade no início da próxima semana.

Brasil: o lugar mais quente do Hemisfério Sul na próxima semana

Sobre o Brasil, os modelos da Meteored|Tempo.com prevêem as maiores temperaturas para as tardes de quarta e quinta-feira (11 e 12 de setembro), entre o norte do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso. Os termômetros devem chegar aos 43°C. Isto fará o nosso país ser a região mais quente do Hemisfério Sul nestes dias! A segunda região mais quente do hemisfério austral serão os desertos no noroeste da Austrália, com temperaturas cerca de 5 graus mais baixas que no Brasil no meio da próxima semana (em torno de 38°C).

Nosso país vai liderar o ranking das altas temperaturas no Hemisfério Sul, mas quando tomamos o cenário global, somos o terceiro local mais quente nesta semana. De qualquer forma, ainda estamos no pódio, e isso ilustra que nossa onda de calor é fortíssima. Até porque "perdemos" para duas regiões cujo calor é extremo e mundialmente famoso: o deserto da Arábia e o deserto ao sul da Califórnia!

previsão, ecmwf, temperatura máxima
Temperaturas máximas registradas no Centro-Oeste brasileiro na tarde de quarta-feira (11). O mapa também indica, com círculos brancos, a localização do deserto da Arábia e do deserto da Califórnia (EUA)

Na quarta-feira, quando o Mato Grosso do Sul deve registrar a maior temperatura desta onda de calor (43°C), a máxima no sul da Califórnia deve ser de 44°C, e os termômetros no deserto da Arábia (na região entre o Irã e o Iraque) devem atingir impressionantes 49°C! Apesar destas regiões serem extremamente quentes, todos os anos, as temperaturas previstas para a próxima semana também estão cerca de 4 a 5 graus acima das m��dias climatológicas para o mês de setembro.

Vale lembrar que a maior temperatura já registrada no planeta, reconhecida pela Organização Meteorológica Mundial, ocorreu no deserto da Califórnia conhecido como Vale da Morte, em 10 de julho de 1913, e foi de 56,7°C. O recorde reconhecido pela Organização para a América do Sul é de 48.9°C, em 11 de dezembro de 1905, na região de Rivadavia, Argentina.

E a questão mais importante: até quando deve ir esta forte onda de calor? Os modelos indicam que as temperaturas devem ficar bem acima da media sobre o Centro-Oeste do Brasil até a segunda quinzena de setembro, por volta do dia 23.