Inverno começou com tudo: primeira semana terá avanço de três massas de ar frio pelo Brasil
A primeira semana do inverno será marcada por três massas de ar frio que prometem derrubar as temperaturas de forma acentuada. Saiba mais sobre a intensidade e quais regiões serão afetadas.
O inverno começou nesta última quinta-feira (20) e parece que já veio com tudo. Diferente do outono que teve muitos dias mais quentes que o normal, o inverno já começar a dar as caras com as baixas temperaturas.
Tudo vai começar após a formação e avanço de uma frente fria neste primeiro fim de semana do inverno, sistema que deixa o Sul do Brasil sob risco de chuvas fortes e volumosas novamente, não se descartando o potencial para transtornos nas cidades e no campo.
Essa frente fria vai se formar através de duas áreas de baixa pressão atmosférica, mas o sistema ainda ficará restrito ao Sul do país devido ao bloqueio atmosférico e a presença da massa de ar seco e quente no Brasil Central, o que mantém as temperaturas muito elevadas no Sudeste e no Centro-Oeste nesses primeiros dias da estação.
Primeira massa de ar frio do inverno
A primeira massa de ar frio vai avançar de forma abrangente pela América Sul. A área de alta pressão atmosférica com centro de 1032hPa vai se deslocar desde áreas entre o Chile e a Argentina em direção ao Uruguai e ao Brasil, chegando ao Rio Grande do Sul já na madrugada de segunda-feira (24).
Cidades na campanha gaúcha já podem amanhecer mais frias com temperaturas mínimas abaixo dos 8°C, e esse frio tende a evoluir com o avanço da massa de ar frio pelo Sul do Brasil.
Na terça-feira (25) com o centro de alta pressão atmosférica mais próximo, o frio avança pelo Rio Grande do Sul, pode gerar temperaturas abaixo dos 4°C, inclusive, já não se descarta o potencial para as primeiras geadas da semana.
Esse frio pode chegar até partes de Santa Catarina, em especial sobre a serra, e de forma ainda pontual, chega até mesmo ao Paraná que está sob influência de chuvas associadas à frente fria que dessa vez vai avançar pelo estado.
Aliás, será essa frente fria que pode levar chuvas e um leve refresco ao leste do Sudeste, como o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro. A temperatura vai cair bastante inclusive, na capital paulista a máxima sairá de 29°C na segunda para apenas 18°C na terça.
Na quarta-feira (26) o frio perde força, pois o centro de alta pressão atmosférica é empurrado para o oceano com a chegada de uma área de baixa pressão atmosférica pelo interior do continente, que ao longo do dia tende evoluir e dar origem a um novo ciclone extratropical.
Segunda e terceira massa de ar frio
Com a formação do ciclone que inclusive vai espalhar chuvas pelo Sul do Brasil, principalmente pelo Rio Grande do Sul que fica sob risco de tempo severo, existe a possibilidade do avanço de uma segunda massa de ar frio logo atrás.
A chuva não vai durar muito tempo e logo o frio volta a se intensificar na madrugada de quinta-feira (27), será a segunda massa de ar frio da semana que virá associada a uma área de alta pressão atmosférica que vai avançar do interior do continente.
Essa massa de ar seco e frio vai empurrar o ciclone para alto mar, o afastando da costa e diminuindo as chances de chuva. Porém, conforme vimos acima, a sequência de mapas mostra a tendência de um repique do frio já na sexta-feira (28), será a chegada da terceira massa de ar frio.
De modo geral, podemos aguardar uma primeira semana do inverno de 2024 com características mais marcantes comparado ao outono. Três massas de frio passando pelo Sul do Brasil com potencial para ocorrência de geadas especialmente entre os estados gaúcho e catarinense.