Madden-Julian: oscilação favorece as chuvas intensas e volumosas no Norte e Nordeste do Brasil a partir desta semana

A fase 1 da OMJ vai provocar chuvas no centro-norte do território brasileiro, especialmente no Norte e Nordeste. Além disso, com a temperatura do oceano Atlântico mais elevada, as chuvas nessas áreas poderão ser intensificadas.

alertas de chuvas intensas
Anomalias de precipitação para de 06 ao 13 de janeiro. Chuvas frequentes e volumosas vão atingir o centro-norte do Brasil, principalmente o Norte e o Nordeste.

A Oscilação de Madden-Julian (OMJ) é um fenômeno intrasazonal que tem duração de 30 a 60 dias. Ela ocorre devido a uma conexão de larga escala entre a circulação atmosférica e uma célula de convecção tropical que se move de oeste para leste na faixa equatorial.

Esse fenômeno causa perturbações na atmosfera que são capazes de alterar as regiões com movimentos descendentes (parcela de ar que se move de cima para baixo) e ascendentes (parcela de ar que se move de baixo para cima).

Ao final desta semana o Brasil irá se encontrar sobre a atuação da fase 1 do fenômeno, caracterizada por aumentar as chuvas principalmente sobre as região Norte e Nordeste do país. De acordo com o modelo ECMWF, a fase 1 permanecerá ativa até meados de janeiro, entre os dias 16 e 17.

Abaixo, vamos trazer a previsão do tempo para o Norte e Nordeste do Brasil para esta semana.

Região Nordeste

A semana começa com tempo estável em grande parte do Nordeste, as exceções ficam por conta do oeste e sul da região. Essas áreas estão sendo influenciadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e por um canal de umidade que provocam chuvas volumosas e intensas.

Este padrão deverá persistir até o início da quarta-feira (08), que é quando as chuvas começam a chegar nas regiões do agreste nordestino, devido a atuação da OMJ juntamente com a temperatura elevada do oceano Atlântico, os sistemas associados poderão intensificar as chuvas na região.

Chuva acumulada prevista até de sexta-feira(10), pelo modelo ECMWF.
Chuva acumulada prevista para a região Nordeste até de sexta-feira (10), pelo modelo ECMWF.

O modelo de confiança da Meteored mostra acumulado de chuva elevado na porção central do Maranhão ao longo desta semana, são previstos quantidade próxima de 141,4 milímetros.

O oeste da Bahia também deverá ficar atento às chuvas nos próximos dias, bem como a região central do estado. Em Bom Jesus da Lapa, por exemplo, a previsão é de acumulados de até 114 milímetros, entre segunda e sexta-feira (10).

Temperatura máxima prevista para a região Nordeste na tarde de sexta-feira(10)
Temperatura máxima prevista para a região Nordeste na tarde de sexta-feira (10), pelo modelo ECMWF.

À medida que as chuvas avançam sobre as áreas do Nordeste, a temperatura irá diminuir. Na segunda-feira (06), as temperaturas máximas variam entre 35 e 39°C da faixa centro-norte da Bahia ao interior do Ceará. E já na sexta-feira (10) a máxima não deve ultrapassar dos 33°C.

Região Norte

Ao contrário do Nordeste, o Norte inicia a semana com previsão de chuva para, praticamente, toda a da região. Os maiores volumes são previstos para o leste do Amapá e na divisa do Acre com o Peru, nessas áreas o volume ficará próximo de 40 milímetros, somente nesta segunda-feira (06).

O regime de chuva da região nesta época do ano é ditado na maior parte do tempo pela presença da ZCIT, que transporta umidade do oceano Atlântico para o interior do continente provocando chuvas intensas e tempestades. A atuação da OMJ juntamente com a ZCIT, eleva o potencial de chuvas intensas na região.

Chuva acumulada prevista para a região Norte até de sexta-feira(10)..
Chuva acumulada prevista para a região Norte até de sexta-feira (10), pelo modelo ECMWF.

Entre segunda (06) e sexta-feira (10) são esperados quantidades superiores a 220 milímetros de chuva no leste do Amapá. A divisa entre os Estados do Amazonas e Pará, também devem ficar em atenção, em Parintins o acumulado de precipitação pode alcançar os 142 milímetros.

Por outro lado, o extremo norte de Roraima que não deverá registrar chuva pelos próximos dias.

Temperatura máxima prevista para a região Norte na tarde de sexta-feira(10).
Temperatura máxima prevista para a região Norte na tarde de sexta-feira (10), pelo modelo ECMWF.

Continuando no norte de Roraima, as maiores temperaturas serão registradas nesta porção, em Boa Vista, por exemplo, as máximas irão variar entre 34 e 36°C. Nas demais áreas do Norte do Brasil, as temperaturas vão variar entre 28 e 32°C.