Mais chuva nesta semana! Evento intenso vai impactar o Sul e o Sudeste durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida
Sem trégua! A partir da próxima quarta-feira, 11, um novo evento de chuvas intensas e tempestades vai atingir o Sul e o Sudeste. O tempo instável se mantém ao longo do feriado de Nossa Senhora Aparecida. Confira os detalhes.
Nem mesmo as chuvas pararam no centro-sul do Brasil e há previsão de mais um evento que pode ser intenso na Região Sul e em parte do Sudeste, mantendo o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra, principalmente nos estados do Sul.
Esse próximo evento será ocasionado pelo processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada, que se inicia na próxima quarta-feira (11) e provoca chuvas na Região Sul até a quinta-feira (12), passando a atingir também parte do Sudeste. Confira a seguir os detalhes da tendência.
Alertas de chuvas intensas e tempestades nos dias 11 e 12 de outubro
Na madrugada da quarta-feira (11), uma frente fria atua no Uruguai e uma região de cavado se forma sobre o Rio Grande do Sul. Por volta do início da manhã, instabilidades já provocam chuvas pontuais, que podem ser de forte intensidade, no Oeste, Missões, Norte, Serra e região metropolitana de Porto Alegre no território gaúcho e no extremo sul de Santa Catarina.
No decorrer da manhã, o sistema frontal avança de forma costeira, se afastando para o oceano, e a região de cavado ganha cada vez mais força, potencializando o desenvolvimento das instabilidades. Assim, há risco de chuvas intensas e tempestades na metade norte do Rio Grande do Sul e na porção de Santa Catarina próxima a divisa com o território gaúcho. No Oeste, Serra e região de Porto Alegre, as chuvas ocorrem de forma mais pontual e menos intensa.
No decorrer da tarde, as chuvas se espalham por todo o Rio Grande do Sul, ocorrendo com fraca a moderada intensidade na metade sul e de forma mais intensa e como tempestades no no restante do estado, incluindo a região de Porto Alegre. Em Santa Catarina, pancadas e tempestades podem atingir as regiões próximas à divisa com o território gaúcho.
Essa condição bastante instável se mantém no período da noite, com o risco de tempo severo se estendendo para o sul e oeste de Santa Catarina e para o extremo oeste e o sudoeste do Paraná.
No Sudeste, o tempo firme predomina e entre o meio e o fim da tarde, pancadas isoladas, que podem ocorrer como tempestades, atingem no norte de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro.
Na madrugada de quinta-feira (12), o potencial de tempo severo se mantém. Há alerta de chuvas muito intensas e tempestades na metade norte do Rio Grande do Sul, no sul e meio-oeste de Santa Catarina, no sudoeste, oeste, noroeste e parte do norte do Paraná, até a região do Londrina.
No decorrer da manhã, as instabilidades passam a migrar para o norte, levando o risco de eventos intensos de precipitação para todo o estado de Santa Catarina, centro, sul, norte e todo o oeste do Paraná. As chuvas diminuem em boa parte do Rio Grande do Sul, mas continuam intensas nas regiões de divisa com o território catarinense.
No período da tarde, o ciclone já está formado no oceano e as instabilidades passam a se formar de forma mais organizada sobre o Sudeste. No entanto, as chuvas continuam ocorrendo de forma intensa sobre Santa Catarina e, agora, sob boa parte do Paraná, com maior potencial para transtornos no litoral e região de Curitiba.
No estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro, as instabilidades provocam chuvas de até forte intensidade a partir do meio da tarde, com maior probabilidade no fim do dia.
No período da noite, ainda há potencial de muita chuva no norte e centro de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná, bem como no sul de São Paulo. Essa condição mantém o elevado risco de alagamentos, inundações e, principalmente, deslizamentos de terra. No norte paulista e na região do Triângulo Mineiro, a precipitação acontece de forma mais pontual com fraca a moderada intensidade.
Sexta-feira 13: uma trégua ao Sul e alertas para o Sudeste
Ciclone extratropical mais afastado e a frente fria atuando sobre a Região Sudeste, possibilidade o avanço de uma massa de ar frio sobre o Sul e uma trégua muito bem vinda das chuvas em praticamente toda a Região, com evento pontual de chuvas no norte e leste do Paraná no período da manhã.
No Sudeste, chuvas de até forte intensidade podem ocorrer no norte e norte de São Paulo e no oeste do Triângulo Mineiro no período da manhã. No leste paulista e no Rio de Janeiro, tempo nublado e com chuvas fraca ou chuvisco na primeira parte do dia.
No fim da manhã e início da tarde, as instabilidades começam a se desenvolver mais e já potencial para chuvas intensas e tempestades no oeste e norte de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte e na região do Triângulo Mineiro. No leste paulista e no Rio de Janeiro, a precipitação continua com fraca intensidade. Essa condição se mantém ao longo de toda a tarde.
No período da noite, as chuvas diminuem muito, se mantendo somente no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro na forma de chuvisco.
Fim de semana: um breve trégua no sábado
No sábado (14), o tempo mais firme predomina no centro-sul do Brasil e não alertas de chuvas intensas e tempestades.
No domingo (15), novas instabilidades se formam e, até o momento, devem provocar chuvas mais pontuais sem grande potencial para transtornos na metade norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina, no leste e norte do Paraná, no estado de São Paulo até o Triângulo Mineiro.