Mais temporais atingem a Região Sul neste início de semana
A atuação de um ciclone extratropical e sua frente fria associada contribuem para a ocorrência temporais, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Além disso, Argentina e Uruguai também devem registrar eventos extremos.
Bloqueio atmosférico mantém-se e os sistemas transientes de precipitação continuam a não conseguir avançar pelo centro-sul do país. No entanto, para o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, o início desta semana será com elevado risco de temporais.
Um ciclone extratropical se forma entre o Uruguai e o território gaúcho e sua frente fria associada avança pelo Rio Grande do Sul chegando até o estado de Santa Catarina. Com o calor e bastante umidade, há elevado potencial para eventos extremos neste início de semana. Confira a seguir a previsão em detalhes.
Alertas e destaques para a segunda-feira
No decorrer da madrugada, uma região de cavado, extensão de uma baixa pressão na Argentina, intensifica-se gradativamente ao longo do período entre o leste argentino e o Uruguai. Assim, chuvas intensas e volumosas são esperadas.
No início da manhã, o cavado já evoluiu para uma baixa pressão e também já influencia o tempo no Rio Grande do Sul, com risco de temporais nas regiões de fronteira e também de forma mais pontual na região Central. No decorrer do período, o sistema de baixa já pode ser considerado um ciclone extratropical, mas a sua frente fria não se encontra tão desenvolvida.
Entre o fim da manhã e o início da tarde, o sistema frontal atua sobre o Rio Grande do Sul e chuvas isoladas, com potencial de ocorrer na forma de tempestade, se espalham por todo o território gaúcho. No decorrer da tarde, as instabilidades ganham intensidade e se concentram mais entre o norte gaúcho e o estado de Santa Catarina. Alerta de chuvas intensas e tempestades na metade norte do Rio Grande do Sul, no sul e oeste catarinenses.
A partir do fim do dia e no decorrer da noite, as instabilidades se espalham por Santa Catarina e há previsão de chuvas em todas as regiões. No entanto, o alerta de chuvas mais intensas e temporais fica para o centro-leste e norte catarinense. Por volta do fim da noite e madrugada, podem ser registradas as chuvas mais intensas que ocorrem de Blumenau até o extremo norte.
Alertas e destaques para a terça-feira
Na terça-feira as chuvas ocorrem de forma mais isolada. O sistema frontal já se encontra mais no oceano e o que resta é a influência de um cavado sobre a Região Sul. As temperaturas continuam elevadas, o que contribui para o desenvolvimento de instabilidades e o risco de temporais isolados.
Pela manhã, o tempo firme predomina, com muita nebulosidade ainda no Rio Grande do Sul, principalmente na metade sul e leste do estado. Por volta do fim do período, há potencial para temporais no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e no extremo oeste de Santa Catarina.
No decorrer da tarde a nebulosidade aumenta em toda a região e com isso instabilidades começam a surgir. A partir do meio da tarde até a noite, alerta de temporais, na metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, todo o estado de Santa Catarina e em boa parte do Paraná, com exceção para o noroeste do estado.