Mais uma frente fria e massa de ar frio está a caminho do Brasil!
Na próxima semana, mais uma frente fria e massa de ar frio vão atuar no Brasil, proporcionando mais um episódio de chuvas no centro-sul e de queda das temperaturas. Saiba o que esperar deste próximo evento de chuva e de frio.
O outono começou de vez neste mês de abril, com o aumento da frequência de frentes frias e da primeira incursão de massa de ar polar, que ocorreu na semana anterior, contribuindo para o primeiro episódio de neve do ano e o mais precoce em 24 anos.
O avanço da próxima frente fria e massa de ar frio acontece a partir da terça-feira (25). Antes disso, o afastamento da massa de ar polar favorece o aumento das temperaturas e para máximas de quase 30°C em parte da Região Sul.
Segunda-feira: sol, pancadas e aumento das temperaturas no centro-sul do Brasil
A segunda-feira (24) ainda será com influência da massa de ar polar que atua no oceano. Esse sistema contribui para o tempo nublado e com nebulosidade variável ao longo do dia no nordeste do Rio Grande do Sul, porção central e toda a faixa leste de Santa Catarina até o leste do Paraná e o sul do estado de São Paulo.
Pela manhã há previsão de chuva fraca na região dos Campos de Cima da Serra e Litoral Norte do Rio Grande do Sul, no centro-leste de Santa Catarina e na região da Serra do Mar e litoral do Paraná. A partir do fim do período e início da tarde, a nebulosidade perde intensidade e o sol consegue aparecer entre nuvens e não há mais potencial para chuva.
Nas demais áreas da Região Sul, o predomínio é de tempo firme, no entanto, no noroeste do Paraná há possibilidade de pancadas de até moderada intensidade entre o meio e o fim da tarde. Já no oeste do Rio Grande do Sul, instabilidades avançam da Argentina a partir do fim do dia e trazem potencial de chuva forte e descargas elétricas no período da noite.
Na Região Sudeste, o tempo firme predomina, com maior concentração de nuvens sobre o estado de Minas Gerais, principalmente nas áreas próximas ao estado da Bahia, onde pode chover com fraca intensidade e de forma muito pontual ao longo do dia. No estado de São Paulo, há previsão de pancadas isoladas somente no extremo norte e entre o fim da tarde e o início da noite.
No Centro-Oeste, tempo firme em praticamente toda a Região. No entanto, no Mato Grosso do Sul, o tempo fica instável e há potencial de chuvas de até forte intensidade pela manhã na porção centro-norte do estado. No período da tarde, as instabilidade perdem intensidade e se deslocam mais para o oeste e sul, levando potencial para a ocorrência de chuva fraca e isolada nas áreas próximas à divisa com os estado de São Paulo e do Paraná.
Em relação às temperaturas, o frio perde intensidade de maneira geral, mas a sensação se mantém agradável ao longo do dia em toda em boa parte da Região Sul, do Sudeste e do Mato Grosso do Sul. Calor com temperaturas entre 27 e 30°C ocorrem na porção central, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no centro-norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, norte de Minas Gerais, norte de Goiás, no Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul.
Terça e quarta-feira com avanço da frente fria pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Na terça-feira (25), o destaque fica para a formação e o avanço inicial da frente fria e de uma massa de ar frio que irá influenciar em primeiro momento a Região Sul e o estado do Mato Grosso do Sul.
Assim, na Região Sudeste, não há grandes mudanças nas condições do tempo, com muita nebulosidade sobre o centro-norte de Minas Gerais e a possibilidade de chuva fraca e isolada ao longo do dia nas regiões mineiras próximas ao sul da Bahia. No Rio de Janeiro e no leste de São Paulo a nebulosidade é variável, mas que permite o surgimento do sol.
Devido à condição pré-frontal, as temperaturas aumentam e a sensação de calor no interior do Sudeste e no Centro-Oeste se intensifica.
Ao longo da madrugada da terça-feira (25) o processo de formação da frente fria começa e chuvas de até forte intensidade atingem o Oeste, Missões e a porção central e mais próxima do Oeste da Campanha do Rio Grande do Sul. No oeste de Santa Catarina, sudoeste e oeste do Paraná, muita nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas de moderada intensidade.
No decorrer da manhã, as instabilidades avançam, mas com perda de intensidade. Assim, o potencial de chuva aumenta na porção central do Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná e podem ocorrer na forma de pancadas isoladas.
A partir da tarde, o sistema frontal já começa a se formar melhor e, entre o meio e o fim da tarde, as primeiras pancadas já podem atingir o leste do Rio Grande do Sul, o meio-oeste de Santa Catarina, o sul, o oeste e o noroeste do Paraná. No Mato Grosso do Sul, as instabilidades levam potencial para chuvas mais intensas e queda de granizo, com maior potencial para o fim do período.
Na quarta-feira (26), a frente fria já está formada e na madrugada já contribui para chuvas de moderada intensidade no leste do Rio Grande do Sul, no centro e leste de Santa Catarina e boa parte do Paraná, com exceção do Norte Pioneiro, e no sul do Mato Grosso do Sul.
No período da manhã, com o avanço da frente fria, as chuvas reduzem no Rio Grande do Sul, mas podem ocorrer com fraca intensidade no norte e nordeste do estado. Chuvas de fraca a moderada em toda a faixa leste e norte de Santa Catarina e com maior intensidade no centro-norte e leste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.
Entre o fim da manhã e o início da tarde, muita nebulosidade sobre a Região Sul e o Mato Grosso do Sul, mas previsão de chuva somente sobre o norte e leste do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e, agora, sobre as regiões do estado de São Paulo próximas à divisa com o Paraná.
No restante do dia, a frente fria avança, mas perde intensidade. Assim, o tempo fica mais firme em toda a Região Sul, com tempo ainda nublado no norte do Paraná. Chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas sobre o estado de São Paulo, norte e leste do Mato Grosso do Sul. Mais para o fim do dia, as chuvas atingem o Triângulo Mineiro, o sul de Minas Gerais e o sul do Rio de Janeiro.
A massa de ar frio não é muito intensa como a anterior e, até o meio da semana, influencia a Região Sul, o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo, trazendo a sensação de frio, mas não baixando tanto as temperaturas como no último evento. Temperaturas próximas de 0°C somente nas regiões mais elevadas da Serra Catarinense e Gaúcha.