Mais uma frente fria provoca chuvas no Sudeste e Centro-Oeste
Uma nova frente fria avança pelo centro-sul neste feriado prolongado de Corpus Christi e chega até as regiões Sudeste e Centro-Oeste, provocando chuvas e temporais em pleno período seco. Confira detalhes da previsão do tempo.
Período seco? Umidade ainda chega à porção central do país nos próximos dias. Mais uma frente fria avança pela Região Sul ao longo do feriado prolongado de Corpus Christi e chega às regiões Centro-Oeste e Sudeste, provocando chuvas e com potencial para temporais.
Claro, que não se esperam eventos como os observados no período úmido, mas os eventos que vêm ocorrendo nessas regiões já estão realizando com volumes acima da média para o mês de junho em algumas áreas.
Frente fria, chuvas e alertas de temporais no Sudeste e Centro-Oeste
Uma frente fria se forma sobre a Região Sul entre a noite de quinta-feira (16) e a madrugada de sexta-feira (17) e já provoca chuva e temporais, com potencial para ocorrência de granizo no centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul já no início da manhã, condição que se mantém para o restante do período.
No período da tarde, o risco de temporais se espalham pelo Mato Grosso do Sul, sul e oeste do Mato Grosso e passam a ocorrer também no oeste do estado de São Paulo e nas regiões de divisa com o Paraná. Ainda pode ocorrer granizo.
No período da noite, as chuvas intensas e temporais ocorrem na metade norte do Mato Grosso do Sul, no centro-sul e oeste do Mato Grosso e se espalham por todo o oeste, noroeste e centro-sul de São Paulo. Não se descarta a ocorrência de granizo.
No decorrer da madrugada de sábado (18), a frente fria perde força, mas consegue avançar um pouco para norte, levando chuva também para o leste de São Paulo, na altura da capital e da região de Campinas, além da região litorânea. Na porção central e noroeste do estado, chove, mas com menor intensidade, bem como no norte do Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso.
No decorrer da manhã, tempo nublado e com chuva fraca no norte e leste de São Paulo, no extremo oeste do Triângulo Mineiro, no extremo sul de Goiás, no nordeste do Mato Grosso do Sul e no sudeste do Mato Grosso. Quanto mais para o interior, mais fraca e pontual é a precipitação.
No período da tarde, a frente fria avança de forma costeira e muda o tempo no extremo sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Previsão de chuvas fraca a moderada entre o nordeste de São Paulo, o litoral norte paulista e região do Vale do Paraíba, o sul mineiro e o território fluminense.
No decorrer da noite e na madrugada do domingo (19), chuva somente no Rio de Janeiro. No restante do dia, o tempo fica nublado e com possibilidade de chuvisco em toda a faixa leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sudeste de Minas Gerais. No oeste paulista, a partir da tarde, há previsão de pancadas isoladas que se espalham até o fim do dia para o norte e Triângulo Mineiro.
Massa de ar polar também vai influenciar o tempo
Com o avanço da frente fria, uma massa de ar polar passa a atuar no centro-sul e já derruba as temperaturas na madrugada do sábado (18) no Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de São Paulo.
No decorrer do dia, a massa de ar polar avança pouco e se desloca mais para leste. Mesmo assim, as temperaturas mínimas acontecem no fim da noite. A sensação é de frio até o sul de Minas Gerais, norte de São Paulo, o Rio de Janeiro e a porção central do Mato Grosso do Sul. No entanto, as temperaturas não serão tão baixas quanto as registradas pela última massa de ar polar.