Março termina com mudança de padrão e risco de tempestades no Sudeste
Mudança de padrão acontece no início desta semana. Com a atuação de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada, tempestades são esperadas em parte da Região Sudeste. A queda de temperatura também é destaque para Região.
No último domingo (28), o bloqueio atmosférico que vem atuando por duas semanas, enfraqueceu possibilitando o avanço de um sistema frontal associado a um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. Esse mesmo sistema, favorece a formação de uma região de cavado que provocou pancadas isoladas no leste de São Paulo, no Sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro.
Nos próximos dias, com o avanço da frente fria, o potencial de chuvas aumenta na porção leste do Sudeste e as temperaturas diminuem, dando alívio ao calorão de mais de 30°C que vem atingindo praticamente toda a Região. Confira a seguir os detalhes dessa mudança de tempo.
Alertas e destaques para a Região Sudeste
Nesta segunda-feira (29), o tempo firme e ensolarado predomina durante boa parte do dia. O destaque do dia fica para as temperaturas que se mantêm elevadas, com máximas superando facilmente os 30°C no interior da Região. A sensação de calor do dia é mais intensa, devido à condição pré-frontal, proporcionada pela frente fria sobre os estados de Santa Catarina do Paraná.
A partir do meio da tarde, a nebulosidade começa a aumentar e instabilidades começam a se desenvolver, o que deixa em alerta de temporais entre o fim da tarde e o início da noite no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte.
A terça-feira (30) é o dia da mudança, que já pode ocorrer durante a madrugada no estado de São Paulo, com aumento da intensidade dos ventos e ocorrência de chuva na porção litorânea. Pela manhã o tempo já se encontra nublado no leste paulista e sul dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No fim do período, há risco de tempestades no sul e no leste de São Paulo, com maior risco para a região de Campinas e da capital.
Na parte da tarde, as chuvas continuam no leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais, porém com fraca intensidade. Já no Rio de Janeiro, há alerta para tempestades e chuvas volumosas. Na região metropolitana de Belo Horizonte e no sul do Espírito Santo, as chuvas mais intensas ocorrem a partir do fim do dia.
Em relação às temperaturas, há redução a partir do fim da manhã para o leste e sul do território paulista e do fim do dia para o Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
Na quarta-feira (31), a frente fria já se entra mais ao norte, no sul do estado do Espírito Santo. No entanto, devido à presença do ciclone extratropical, os ventos de atuam de perpendicular à costa dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Assim, o tempo fica nublado, frio e com chuva fraca e isolada pela manhã no leste paulista, no território fluminense e no extremo sul de Minas Gerais.
A partir do meio da tarde, as chuvas ganham intensidade e abrangência e passam a ocorrer com moderada intensidade nessas áreas e no sul do Espírito Santo. Na porção central de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro há a possibilidade de pancadas isoladas.
Apesar de os ventos de sul conseguirem avançar até o interior do Sudeste, as máximas ainda atingem os 28°C em Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro e no norte de São Paulo, e passam dos 30°C no oeste paulista e no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. Já no na região metropolitana de São Paulo e no Rio de Janeiro, as temperaturas chegam no máximo aos 25°C.